DESENVOLVIMENTO DO TALENTO HUMANO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA TEORIA DOS PADRÕES DE CONFLITO

Autores

  • Gabriela Alejandra Colella Especialista en Administración y Gestión en Enfermería. Enfermera Dirección de AtenciónPrimaria de la Salud. Municipalidad de Córdoba. Docente Escuela de Enfermería. Facultad de Ciencias Médicas. Universidad Nacional de Córdoba. https://orcid.org/0000-0001-5544-3245
  • Susana Díaz Especialista en Administración y Gestión en Enfermería. Jefa Zonal. Dirección de Atención Primaria de la Salud. Municipalidad de Córdoba. Docente Carrera Especialización Administración y Gestión en Enfermería. Secretaría de Graduados de la Facultad de Ciencias Médicas. Universidad Nacional de Córdoba.  https://orcid.org/0000-0003-0766-2472

Palavras-chave:

Enfermagem- Estratégia - Padrões de conflito- Negociação

Resumo

Este relatório “Desenvolvimento do Talento Humano através da aplicação da Teoria dos Padrões
de Conflito” teve como objetivo traçar estratégias para a resolução de conflitos apresentados
pelas equipes de saúde pertencentes à zona cinco da Direção de Saúde de Atenção Primária
do Município de Córdoba, de março a maio de 2019 na realização de práticas em campo.
Os beneficiários diretos foram os enfermeiros, pois ao aplicarem a ferramenta CATDOS
adquiriram ferramentas para identificar padrões de conflitos que surgem através do ambiente
externo e interno da organização. Nesse processo, as estratégias operacionais de negociação
foram aplicadas como metodologia, concluindo em uma proposta que permitiu abordar o
problema abordado. Foi necessário realizar uma avaliação ex-antes para definir o problema,
uma avaliação de processo para avaliar a eficiência das atividades e uma avaliação ex-post
que forneceu informações sobre o comportamento do grupo e sua dinâmica. Essa experiência
determinou como resultado aprender a ser capaz de transformar a cultura organizacional,
reconhecendo a instituição como um ambiente de mudanças onde os conflitos são oportunidades
que permitem o desenvolvimento das pessoas e o crescimento da organização.

Biografia do Autor

  • Gabriela Alejandra Colella, Especialista en Administración y Gestión en Enfermería. Enfermera Dirección de AtenciónPrimaria de la Salud. Municipalidad de Córdoba. Docente Escuela de Enfermería. Facultad de Ciencias Médicas. Universidad Nacional de Córdoba. https://orcid.org/0000-0001-5544-3245

    Especialista en Administración y Gestión en Enfermería. Enfermera Dirección de AtenciónPrimaria de la Salud. Municipalidad de Córdoba. Docente Escuela de Enfermería. Facultad de Ciencias Médicas. Universidad Nacional de Córdoba. 

  • Susana Díaz, Especialista en Administración y Gestión en Enfermería. Jefa Zonal. Dirección de Atención Primaria de la Salud. Municipalidad de Córdoba. Docente Carrera Especialización Administración y Gestión en Enfermería. Secretaría de Graduados de la Facultad de Ciencias Médicas. Universidad Nacional de Córdoba.  https://orcid.org/0000-0003-0766-2472

    Especialista en Administración y Gestión en Enfermería. Jefa Zonal. Dirección de Atención Primaria de la Salud. Municipalidad de Córdoba. Docente Carrera Especialización Administración y Gestión en Enfermería. Secretaría de Graduados de la Facultad de Ciencias Médicas. Universidad Nacional de Córdoba. 

Referências

Ayala Peñaranda, G.E. Análisis del conflicto y la mediación como método de resolución: Redorta y Moore. Revista Academia & Derecho 4 (7) (79-106) Julio- Diciembre 2013. file:///C:/Users/hugof/Downloads/Dialnet-AnalisisDelConflictoYLaMediacionComoMetodoDeResolu-6713671.pdf

Diaz Pérez, A. (2011). Participación y liderazgo en la gestión del cuidado de enfermería desde la perspectiva de Diane Huber. Corporación Universitaria Rafael Núñez

Mills, H. (2016). Negociar: El arte de ganar. Editorial De Vecchi.

Redorta, J. (2018). La estructura del conflicto- El análisis de conflictos por patrones. Almuzara.

Publicado

2022-08-23

Edição

Seção

MODELO DE INTERVENCION

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DO TALENTO HUMANO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA TEORIA DOS PADRÕES DE CONFLITO. (2022). Crear En Salud, 18. https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/revcs/article/view/38542