Articulações entre judaísmo e política com base na produção de memória entre setores do judaísmo progressista
DOI:
https://doi.org/10.31048/1852.4826.v16.n2.41382Palavras-chave:
Kirchnerismo, Esquerda, Etnia, Ditadura militarResumo
Como uma contribuição tanto para os estudos judaicos quanto para os estudos sobre o kirchnerismo, o artigo analisa como a categorização política ocorre dentro do campo judaico. Durante o último período da presidência de Cristina Fernández, o judaísmo se tornou uma das principais dimensões dos discursos e estratégias de alguns atores políticos, cujo objetivo era criar uma postura antikirchnerista. Foi nesse mesmo contexto, e como resposta a essas estratégias, que foi fundado o Llamamiento Argentino Judío. O LAJ foi criado como uma organização destinada a apoiar o governo e a contestar a reivindicação do DAIA de ser reconhecido como o único representante dos judeus argentinos. O LAJ projetou um tipo de definição de judaísmo que mergulhava no esquema de categorização política entre esquerda e direita. Dessa forma, a LAJ articulou tanto o judaísmo quanto o movimento nacional-popular. O artigo analisa como essa articulação ocorreu por meio da dinâmica da política da memória, levando em conta que a memória deve ser analisada como um processo não isento de tensões.
Downloads
Referências
Baczko, B. (2005). Los imaginarios sociales: Memorias y esperanzas colectivas. Buenos Aires: Nueva visión.
Balé, C. (2021). ¿Quién tiene derecho a recordar? Las disputas por la memoria durante los gobiernos kirchneristas (Argentina, 2003-2015). Pasado y memoria. Revista de historia contemporánea, 22, 315-338. https://www.cervantesvirtual.com/obra/quien-tiene-derecho-a-recordar-las-disputas-por-la-memoria-durante-los-gobiernos-kirchneristas-argentina-2003-2015-1053060/
Barros, S. (2013). Notas sobre los orígenes del discurso kirchnerista. En J. Balsa (Comp.) Discurso, política y acumulación en el kirchnerismo (pp. 37-51). Buenos Aires: CCC y UNQui.
Bell, L. (2003). Bitter conquest: Zionist againts Progressive Jews and the making of post-war Jewish politics in Argentina. Jewish history, 17(3), 285-308. https://www.jstor.org/stable/20101506
Briones, C. (2002). Mestizaje y Blanqueamiento como Coordenadas de aboriginalidad y nación en Argentina. Runa. Archivo para las Ciencias del Hombre, XXIII: 61-88. http://repositorio.filo.uba.ar/bitstream/handle/filodigital/2231/1299-2690-1-SM.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Chab, S. (2001). Entre la crisis y la esperanza: La comunidad judeoargentina tras el atentado a la AMIA. Buenos Aires: Catálogos.
Chinsky, M. (2011). Un catálogo en memoria del judaísmo polaco: la colección Dos poylishe yidntum, Buenos Aires, 1946-1966. En E. Kahan, L. Schenquer, D. Setton y A. Dujovne (Comps.), Marginados y consagrados: Nuevos estudios sobre la vida judía en la Argentina (pp. 213-238). Buenos Aires: Lumiere.
Dobry, H. (7 de julio de 2013). Periódico ejemplar. Perfil, pag. 66-67. https://web.archive.org/web/20160304142657/http://www.nuevapresencia.com.ar/wp-content/uploads/2013/10/periodico-ejemplar-perfil-judios-y-dictadura-10-07-13.pdf
Fernández, M. (2019). De la movilización ceremonial a la ceremonia partisana: Discurso y liturgia política en los gobiernos de Cristina Fernández de Kirchner (2008-2015). Revista chilena de semiótica, 11, 16-32. https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/152513/CONICET_Digital_Nro.1c8d6483-7491-4b16-8f68-e5061c9b31db_B.pdf?sequence=5&isAllowed=y
Frigerio, A. (2006). “‘Negros’ y ‘Blancos’ en Buenos Aires: Repensando nuestras categorías raciales”. En L. Maronese, Buenos Aires Negra: Identidad y Cultura (pp. 77-98). Buenos Aires: CPPHC.
Geler, L. (2007). “‘¡Pobres negros!’. Algunos apuntes sobre la desaparición de los negros argentinos”. En P. García Jordán (Ed.), Estado, Región y Poder Local en América Latina, siglos XIX-XX (pp. 115-153). Barcelona: PiEUB.
Giménez Béliveau, V. (2016). Católicos militantes: Sujeto, comunidad e institución en la Argentina. Buenos Aires: Eudeba.
Ghiretti, H. (2021). Cuestión de etiqueta: Posición, percepción y autorrepresentación del kirchnerismo en el espectro izquierda- derecha (2003-2015). Estancias, 2, 181-228. https://revistas.uaq.mx/index.php/estancias/article/view/601
Gutman, M. (1 de octubre de 2003). Contra el show de la comisión. Nueva Sion. https://nuevasion.com.ar/archivos/6642
Hervieu-Leger, D. (1993). La religion pour memoire. Paris: CERF.
Jelin, E. (2002). Los trabajos de la memoria. Madrid: Siglo XXI. http://www.centroprodh.org.mx/impunidadayeryhoy/DiplomadoJT2015/Mod2/Los%20trabajos%20de%20la%20memoria%20Elizabeth%20Jelin.pdf
Jelin, E. (2003). Los derechos humanos y la memoria de la violencia política y la represión: la construcción de un campo nuevo en las ciencias sociales. Buenos Aires: IDES. http://biblioteca.clacso.edu.ar/Argentina/ides/20110517122520/cuaderno2_Jelin.pdf
Kahan, E. y Schenquer, L. (2016). Los usos del pasado durante la última dictadura militar. El Holocausto como horizonte de identificación, distanciamiento y negociación de los actores de la comunidad judía en tiempos de régimen militar. Nuestra américa 32(60), 149-168. http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/100930/Documento_completo.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Kahan, E. (2011). Discursos y representaciones en conflicto sobre la actuación de la comunidad judía durante la última dictadura militar: análisis de los informes sobre “los detenidos-desaparecidos de origen judío”, 1984-2007. En E. Kahan, L. Schenquer, D. Setton y A. Dujovne (Comps.), Marginados y consagrados: Nuevos estudios sobre la vida judía en la Argentina (pp. 351-378). Buenos Aires: Lumiere.
Kahan, E. y Dujovne, A. (2017). Los estudios judíos en Argentina y su legitimación en el campo académico: balance y perspectivas. Cuadernos judaicos, 34, 7-33. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.14441/pr.14441.pdf
Levalle, S. (2018). Despertar el pasado, sembrar el territorio: La restauración de la memoria indígena en el pueblo nasa de Tierradentro Colombia, 1971-2016. The journal of Latin American and Caribbean anthropology. 24(2), 555-572. https://anthrosource.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jlca.12383
Lipis, G. (6 de octubre de 2003). Israel debe abrir los archivos y que se sepa la verdad. Nueva Sion. https://nuevasion.com.ar/archivos/260
Llamamiento Argentino Judío (2015). Asamblea constituyente: Propuestas.
Llamamiento Argentino Judío (31 de enero de 2019). Teníamos razón. https://llamamiento.net/2019/01/teniamos-razon/
Llamamiento Argentino Judío (24 de marzo de 2021). A 45 años del golpe genocida. https://llamamiento.net/2021/03/a-45-anos-del-golpe-genocida/
Llamamiento Argentino Judío (31 de mayo de 2021). No en nuestro nombre! https://llamamiento.net/2021/05/no-en-nuestro-nombre-2/
Llamamiento Argentino Judío (1 de noviembre de 2021). Nuestra reacción ante la indiferencia de la DAIA. https://llamamiento.net/2021/11/nuestra-reaccion-ante-la-indiferencia-de-daia/
Lotersztain, G. (2013). Los judíos bajo el terror. Buenos Aires: Ejercitar la memoria.
Ludueña, G. (2012). La noción de imaginación en los estudios sociales de religión. Horizontes antropológicos, 18(37): 285-306. https://www.scielo.br/j/ha/a/rywrhXFLw7QMkLKmq66vfzM/?format=pdf&lang=es
Ludueña, M. E. y Gutiérrez, L. (4 de marzo de 2019). #24M Por qué no se habla de la persecución a LGBT+ en dictadura. https://agenciapresentes.org/2019/03/24/memorias-lgbt-en-dictadura-en-la-clandestinidad/
Maltz, J. y Gorodischer, J. (13 de junio de 2022). Bajo las narices de Pinochet: Los diplomáticos israelíes que rescataron a los disidentes de izquierda de Chile. Haaretz. https://llamamiento.net/2022/07/bajo-las-narices-de-pinochet-los-diplomaticos-israelies-que-rescataron-a-los-disidentes-de-izquierda-de-chile/
Montero, A. (2016). El objeto discursivo «dictadura cívico-militar» en la Argentina reciente: narrativas históricas y sentidos contemporáneos. Critica Contemporánea. Revista de Teoría Política 6, 53-77. https://www.colibri.udelar. edu.uy/jspui/bitstream/20.500.12008/9115/1/CC_Montero_2016n6.pdf
Página 12 (7 de febrero de 2015). Judíos pero no de la DAIA ni la AMIA. https://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-265633-2015-02-07.html.
Radio Cooperativa (12 de marzo de 2020). Jorge Elbaum: “La DAIA no nos representa”. https://r770.com.ar/jorge-elbaum-la-daia-no-nos-representa/
Schuttenberg, M. (2011). La reconfiguración de las identidades “nacional populares”: Los puentes discursivos para la inserción de tres tradiciones políticas en el espacio “transversal kirchnerista”, Sociohistórica, 24, 41-73. https://www.sociohistorica.fahce.unlp.edu.ar/article/view/n28a02/287
Setton, D. (2023). Entre identificaciones étnicas y políticas: Lo judío dentro del campo “nacional y popular”. Sociohistórica, 51. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.15469/pr.15469.pdf
Setton, D. (2021). El Segundo caso Timerman y la etnicización de lo político. En E. Caselli y R. Laham Cohen (Eds.), Antijudaísmo, antisemitismo y judeofobia: De la antigüedad clásica al atentado a la AMIA (pp. 269-290). Miño y Dávila.
Slutzky, Sh. (6 de octubre de 2003). Se presentó el informe de la comisión israelí. Nueva Sion, https://nuevasion.com.ar/archivos/252
Snow, D. (2013). Framing and social movements. En D. Snow, D. Della Porta, B. Klandermans y D. McAdam (Eds.), The Wiley-Blackwell Encyclopaedia of Social and Political Movements, Blackwell Publishing Ltd. DOI: 10.1002/9781405198431.wbespm434
Teszkiewicz, A. (14 de diciembre de 2020). Homenaje a los argentinos judíos víctimas del terrorismo de Estado. [Publicación en estado]. Facebook. https://www.facebook.com/albertotesz/videos/10223947348812815/
Vázquez, M. y Vommaro, P. (2012). Con la fuerza de los jóvenes: aproximaciones a la militancia kirchnerista desde La Cámpora. En A. Natalucci y G. Pérez (Eds.), Buenos Aires: Vamos las bandas (pp. 149-174). Nueva Trilce. https://historiapolitica.com/datos/biblioteca/movsoc_vommaroyvazquez.pdf
Wechsler, W. (2020). La construcción de una memoria: El caso del Museo del Holocausto de Buenos Aires. En E. Kahan, W. Wechsler y A. Raber (Comps.), Hacer patria: Estudios sobre la vida judía en Argentina (pp. 281-310). Buenos Aires: Gonnet.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Damián Setton
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que têm publicações nesta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores reterão os seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação do seu trabalho, que estará sujeito à Licença de Atribuição Creative Commons (Licencia de reconocimiento de Creative Commons), que permite que terceiros compartilhem o trabalho enquanto o seu autor e a sua primeira publicação nesta revista.
b. Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão do trabalho publicado (por exemplo, depositá-lo num arquivo eletrônico institucional ou publicá-lo num volume monográfico), desde que a publicação inicial nesta revista seja indicada.
v. É permitido e recomendado aos autores que divulguem os seus trabalhos na Internet (por exemplo, arquivos telemáticos institucionais ou no seu site) antes e durante o processo de envio, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar citações do trabalho publicado. (Veja El efecto del acceso abierto - O efeito do acesso aberto.)