Consumo de psicoestimulantes como potenciadores cognitivos por estudantes de Medicina da Universidade Nacional de Córdoba

Autores

  • María Florencia Martins Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Médicas, Cátedra de Fisiología Humana, Instituto de Fisiología. Córdoba, Argentina. https://orcid.org/0000-0002-5412-6173
  • Susana Vanoni Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Médicas, Cátedra de Semiología UHMIN°2, FCM-UNC. Córdoba, Argentina. https://orcid.org/0000-0002-0417-824X
  • Valeria Paola Carlini Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Médicas, Cátedra de Fisiología Humana, Instituto de Fisiología. Córdoba, Argentina. Universidad Nacional de Córdoba, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (UNC-CONICET), INICSA. Córdoba, Argentina. https://orcid.org/0000-0002-4742-2986

DOI:

https://doi.org/10.31053/1853.0605.v77.n4.28166

Palavras-chave:

estimulantes do sistema nervoso central, cafeína, modafinila, metilfenidato, estudantes

Resumo

Objetivos: Determinar a prevalência do consumo de psicoestimulantes (PS) por estudantes de Medicina da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) buscando melhorar sua concentração e nível de alerta quando eles estudam, e potenciais fatores associados. Materiais e métodos: Estudo epidemiológico observacional, analítico, prospectivo e de corte transversal com uma abordagem quali-quantitativa. A população esteve conformada pelos estudantes de Medicina da UNC de 2018. Elaborou-se uma pesquisa anónima de 23 perguntas. Determinou-se a frequência absoluta e porcentual para as variáveis qualitativas e para as quantitativas obteve-se média, moda, mediana e rango. Empregou-se o programa InfoStat e os testes aplicados foram Qui-quadrado e t de Student conforme aplicável. Resultados: O 99,15% consumiu algum PS com predomínio do café no 93,05%, mate 91,02%, chá 74,75%, chocolate 70%, refrigerantes carbonados 58,64%, bebidas energéticas 37,97%, tabaco 22,71%, Cafiaspirina® 13%, Arriba!quenotebochen® 9%, folhas de coca 8%. O 8,3% referiu consumo de modafinila e/ou metilfenidato e o 45% deles, percebeu que seus resultados académicos melhoraram após o consumo. O consumo destes fármacos associou-se com o sexo masculino (p=0,0275), maior idade (p˂0,0001), não praticar nenhuma religião (p=0,0004), maior progresso na carreira (p˂0,0001), maior dificuldade académica (p˂0,0001), atraso na carreira (p=0,0009), menos de 4 horas de sonho pre-exame (p=0,0002), diagnóstico psicológico ou psiquiátrico (p=0,0017), transtorno ansioso (p=0,0068), transtorno depressivo (p=0,0275) e maior consumo de cafeína (p˂0,0268). Não foi encontrada associação com o trabalho, esporte ou conviventes. Conclusões: O consumo de PS para melhorar o rendimento académico é uma prática habitual entre os estudantes que integraram a mostra.

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Biografia do Autor

  • María Florencia Martins, Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Médicas, Cátedra de Fisiología Humana, Instituto de Fisiología. Córdoba, Argentina.

    Médica egresada de la Universidad Nacional de Córdoba en 2020. Ayudante alumno rentado de la Cátedra de Fisiología Humana desde abril 2016 hasta marzo 2020.

  • Susana Vanoni, Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Médicas, Cátedra de Semiología UHMIN°2, FCM-UNC. Córdoba, Argentina.

    Médica cirujana egresada de la Universidad Nacional de Córdoba en 1985 y Doctor en Medicina y Cirugía egresada de la Universidad Nacional de Córdoba en 2008. Magíster en Bioética, Coordinadora del CIEIS HNC, miembro de la European Respiratory Society desde enero 2014 hasta la actualidad. Profesor titular de la Cátedra de Semiología UHMIN°2 desde junio 2015 hasta la actualidad. Profesor adjunto de la cátedra de Clínica Médica I UHMIN°5 desde diciembre 2012 hasta la actualidad.

  • Valeria Paola Carlini, Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Médicas, Cátedra de Fisiología Humana, Instituto de Fisiología. Córdoba, Argentina. Universidad Nacional de Córdoba, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (UNC-CONICET), INICSA. Córdoba, Argentina.

    Licenciada en Química Farmacéutica egresada de la Universidad Nacional de Córdoba en 1998, Licenciada en Química egresada de la Universidad Nacional de Córdoba en 2001 y Doctor en Ciencias Químicas egresada de la Universidad Nacional de Córdoba en 2008. Profesor asistente de la cátedra de Fisiología Humana desde enero 2014 hasta marzo 2019. Profesor adjunto de la cátedra de Fisiología Humana desde abril 2019 hasta la actualidad. Investigador de CONICET desde abril 2010 hasta la actualidad.

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Publicado

2020-12-01

Edição

Seção

Artículos Originales

Como Citar

1.
Martins MF, Vanoni S, Carlini VP. Consumo de psicoestimulantes como potenciadores cognitivos por estudantes de Medicina da Universidade Nacional de Córdoba. Rev Fac Cien Med Univ Nac Cordoba [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 4º de dezembro de 2024];77(4):254-9. Disponível em: https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/med/article/view/28166

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