Corpo, substância gozante e performatividade
Deontologia e materialização corporal
Palavras-chave:
corpo, performatividade, substância gozanteResumo
No artigo presente, buscaremos fazer uma leitura que possibilite um horizonte de dissolução binária dos corpos. Para isso, em primeiro lugar, plantearemos a noção de corpo de Lacan como imagem sustentada pelo vazio do objeto a, relacionando-a com a noção de performatividade de gênero, tal como é entendida por Butler em seu livro El género en disputa. Em segundo lugar, desenvolveremos as coincidências e discrepâncias existentes entre a substância gozante, como aquela terceira substância que constitui o corpo para Lacan, e o processo de materialização do corpo a partir da reformulação do conceito de performatividade de Butler, apresentado em Cuerpos que importan.
Downloads
Referências
Bonoris, B. (2015) La construcción performativa del cuerpo como sustancia gozante. Revista El Rey está Desnudo nº 9, 2015. Disponible en http://elreyestadesnudo.com.ar/wp-content/uploads/2016/05/03-La-construcci%C3%B3n-performativa-del-cuerpo-como-sustancia-gozante.pdf
Bonoris, B. (2019) El nacimiento del sujeto del inconsciente. Buenos Aires: Letra Viva
Butler, J. (1990): El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós. Traducción de Mª A. Muñoz.
Butler, J. (1993) Cuerpos que importan. Sobre los límites materiales y discursivos del «sexo». Buenos Aires/Barcelona/México: Paidós. Traducción de A. Bixio.
Foucault, M. (1976). Historia de la sexualidad 1: la voluntad del saber. 2da. Edición. Buenos Aires: Siglo XXI Editores
Freud, S. [1895](1996). Proyecto de psicología. Obras completas, Buenos Aires, Amorrortu editores.
Freud, S. [1905](2012) Fragmento de análisis de un caso de histeria. Amorrortu Editores
Freud, S. [1923](1976]: El yo y el ello. Obras completas, Buenos Aires, Amorrortu editores.
González, A. (2014) Cuerpo y performatividad: una revisión crítica desde la perspectiva del psicoanálisis en Daimon. Revista Internacional de Filosofía, nº 63, 2014, 131-146
Haraway, D (1991) Manifiesto para Cyborg. Ciencia, tecnología y feminismo a finales del siglo XXI. Mar del Plata: Letra Sudaca.
Hester, H. (2018). Xenofeminismo. Tecnologías de género y políticas de reproducción. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Caja Negra.
Lacan, J. [1964](2013). El seminario 11: Los cuatro conceptos fundamentales del psicoanálisis, Buenos Aires, Paidós, 2013
Lacan, J. (1972-1973) El seminario 20: Encore. Versión Crítica de Ricardo Rodriguez Ponte, disponible en www.lacanterafreudiana.com.ar
Lacan, J. (1974) La Tercera. Inédito. Extraído de: http://tertuliaslacanianas.blogspot.com/2016/09/jacques-lacan-la-tercera-roma-1111974.html
Lacan, J, [1966](2009) Subversión del sujeto y dialéctica del deseo en el inconsciente freudiano. Escritos 2. Buenos Aires, Siglo XXI.
Martínez, Ariel. (2015). La Tensión entre Materialidad y Discurso: La mirada de Judith Butler sobre el cuerpo. Cinta de moebio, (54), 325-335. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2015000300009
Preciado, P. B. (2000) El manifiesto contrasexual. Barcelona: Editorial Anagrama.
Preciado, P. B. (2020) Yo soy el monstruo que os habla. Informe para una academia de psicoanalistas. Barcelona: Editorial Anagrama.
Saxe, F. (2015), La noción de performatividad en el pensamiento de Judith Butler: queerness, precariedad y sus proyecciones / The notion of performativity in the thought of Judith Butler: queerness, precariousness and projections, Estudios Avanzados, N° 24, Diciembre 2015, ISSN 0718- 5014, IDEA-USACH, Santiago de Chile, pp. 1- 14
Wittig, M. (1992) “El pensamiento heterosexual”. El pensamiento heterosexual y otros ensayos. Egales, Madrid, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juan Cruz Klor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição – Não Comercial – Compartilhar Igual (by-nc-sa): Não é permitido o uso comercial da obra original nem das obras derivadas, que devem ser distribuídas sob uma licença idêntica à que regula a obra original.