O factum da pluralidade como saída do fenômeno totalitário

Autores

  • Sergio Quintero Martín Universidad Nacional Autónoma de México

Palavras-chave:

síndrome totalitária, pluralidade, humanidade, sensus communis

Resumo

A leitura de Arendt sobre o fenômeno totalitário revela até que ponto a aparência pública e o diálogo político foram reduzidos ao mínimo. Para neutralizar as consequências desumanizantes do totalitarismo, Arendt oferece uma abordagem vital para esta questão. Ela defende a recuperação da pluralidade, a reconexão dos seres humanos com a vida pública e a reconstrução do senso de comunidade política.

Ao analisar os mecanismos subjacentes às origens do totalitarismo, Arendt aborda a desarticulação das relações políticas como a principal consequência da dissolução do espaço entre os seres humanos e sua incapacidade de se comunicarem entre si. Entretanto, ela entende que esta mesma atmosfera não é exclusiva da experiência totalitária, mas que seu germe pode ser reproduzido novamente. Diante da perspectiva de um possível retorno do totalitarismo, a resposta de Arendt é defender radicalmente a visibilidade pública da pluralidade.

Referências

Alonso Rocafort, V. (2010). Retórica, democracia y crisis. Centro de Estudios Políticos y Constitucionales.

Arendt, H. (1953). Understanding and Politics. Partisan Review, 20 (4), 377-392.

Arendt, H. (1990). Philosophy and politics. Social Research, 57 (1), 73-103.

Arendt, H. (1997). Filosofía y política: Heidegger y el existencialismo (Trad. Elena Martínez Rubio). Besatari.

Arendt, H. (2002). Comprensión y política (Las dificultades de la comprensión) (Trad. Cristina Sánchez Muñoz). Daimon. Revista de Filosofía, 26, 17-30.

Arendt, H. (2005). Ensayos de comprensión, 1930-1954: Escritos no reunidos e inéditos de Hannah Arendt (Ed. Jerome Kohn) (Trad. Agustín Serrano de Haro). Caparrós.

Arendt, H. (2010). Lo que quiero es comprender. Sobre mi vida y mi obra (Trad. Manuel Abella y José Luis López de Lizaga). Trotta.

Arendt, H. (2013). Conferencias sobre la filosofía política de Kant (Ed. Ronald Beiner) (Trad. Carmen Corral). Paidós.

Arendt, H. (2015). ¿Qué es la política? (Ed. Fina Birulés) (Trad. Rosa Sala Carbó). Paidós.

Arendt, H. (2016a). La condición humana (Ed. Manuel Cruz) (Trad. Ramón Gil Novales). Paidós.

Arendt, H. (2016b). La vida del espíritu (Trad. Carmen Corral y Fina Birulés). Paidós.

Arendt, H. (2018). Diario filosófico 1950-1973 (Ed. Ursula Ludz e Ingeborg Nordmann) (Trad. Raúl Gabás). Herder.

Arendt, H, (2019). Pensar sin asideros. Ensayos de comprensión, 1953-1975. Volumen II (Ed. Jerome Kohn) (Trad. Roberto Ramos Fontecoba). Página Indómita.

Arendt, H. (2020). Los orígenes del totalitarismo (Trad. Guillermo Solana). Alianza.

Birulés, F. (2007). Una herencia sin testamento: Hannah Arendt. Herder.

Campillo, A. (2002). Espacios de aparición: el concepto de lo político en Hannah Arendt. Daimon. Revista Internacional de Filosofía, 29, 159-186. https://doi.org/10.3989/isegoria.2009.i40.649

Campillo, A. (2008). El concepto de lo político en la sociedad global. Herder.

Clausewitz, C. von (2005). De la guerra (Ed. Gabriel Cardona) (Trad. Carlos Fortea). La Esfera de los Libros.

Friedrich, C. L.; y Brzezinski, Z. (1956). Totalitarian Dictatorship and Autocracy. Harvard University.

Giner, S. (2020). La filosofía moral política de Hannah Arendt. En Hannah Arendt, Los orígenes del totalitarismo (Trad. Guillermo Solana) (pp. 11-24). Alianza.

Gutmann, T. (2019). Dignidad y autonomía. Reflexiones sobre la tradición kantiana (Trad. Carlos Emel Rendón). Estudios de Filosofía, 59, 233-254. https://doi.org/10.17533/udea.ef.n59a11

Kant, I. (1991). Crítica del juicio (Trad. Manuel García Morente). Espasa-Calpe.

Kapuściński, R. (2007). Encuentro con el Otro (Trad. Ágata Oszeszek). Anagrama.

Kohn, J. (2016). Introducción. En Hannah Arendt, La promesa de la política (Ed. Jerome Kohn) (Trad. Eduardo Cañas y Fina Birulés) (pp. 11-37). Austral.

Lechner, N. (2002). Las sombras del mañana. La dimensión subjetiva de la política. LOM.

Leiva Bustos, J. (2017). En la sombra acecha: residuos totalitarios de nuestra era. Astrolabio. Revista internacional de filosofía, 19, 75-86.

Moran, D. (2011). Hannah Arendt. La fenomenología de la esfera pública. En Dermot Moran, Introducción a la Fenomenología (Ed. Gustavo Leyva) (Trad. Francisco Castro Merrifield y Pablo Lazo Briones) (pp. 270-300). Anthropos.

Orwell, G. (2006). Rebelión en la granja (Trad. Rafael Abella). Espasa Calpe.

Palomar Torralbo, A. (2009). Totalitarismo, experiencia y metáfora en Hannah Arendt. Daimon. Revista de Filosofía, 47, 133-148.

Palomar Torralbo, A. (2015). Fenomenología, metafísica y deconstrucción: la lectura arendtiana de Agustín de Hipona (Tesis doctoral). Universidad de Murcia. https://bit.ly/3wU7x8j.

Rayas Padilla, E. J. (2011). El concepto de paria en la obra de Hannah Arendt. Universidad de Guadalajara.

Salamun, K. (1987). Karl Jaspers (Trad. Marciano Villanueva). Herder.

Sánchez Madrid, N. (2021). Hannah Arendt: la filosofía frente al mal. Alianza.

Venmans, P. (2017). El mundo según Hannah Arendt: Ensayos sobre su vida y obra (Trad. Laura Alonso Padula). Punto de Vista.

Young-Bruehl, E. (2006). Hannah Arendt. Una biografía (Trad. Manuel Lloris Valdés). Paidós.

Publicado

2022-09-20

Como Citar

O factum da pluralidade como saída do fenômeno totalitário. (2022). Pescadora De Perlas. Revista De Estudios Arendtianos, 1(1), 118-146. https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/pescadoradeperlas/article/view/34362