Evaluación de la eficacia atencional en niños argentinos sin y con extraedad escolar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Detalhes do artigo
Commons Attribution License, CCAL). Com esta licença, os autores conservam o direito de propriedade sobre artigos mas permitem que qualquer pessoa façam download e distribuam os artigos publicados na RACC sem necessidade da permissão do autor ou editor. Uma última condição é que sempre, e em todos os casos, o autor e a fonte original de publicação (p.e., RACC) sejam citados. Esta licença foi desenvolvido para facilitar o acesso aberto, gratuito e livre a trabalhos originais do arte e ciência.
Como Citar
Referências
Arán Felippetti, V. (2011). Funciones ejecutivas en niños escolarizados: efectos de la edad y del estrato socioeconómico. Avances en Psicología Latinoamericana, 29(1), 98-113. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-47242011000100008&lng=en&tlng=es
Ardila, A., Rosselli, M., Matute, E. & Guajardo, S. (2005). The influence of the parents’ educational level on the development of executive functions. Developmental Neuropsychology, 28(1), 539-560. doi: 10.1207/s15326942dn2801_5
Arnau, J. & Balluerka, N. (2004). Análisis de datos longitudinales y de curvas de crecimiento. Enfoque clásico y propuestas actuales. Psicothema, 16, 156-162.
Barkley, R. A. (1999). Niños hiperactivos. Barcelona: Paidós.
Betts, J., Mckay, J., Maruff, P. & Anderson, V. (2006). The development of sustained attention in children: The effect of age and task load. Child Neuropychology, 12, 205-221.
Blair C. (2013). Funciones ejecutivas en el salón de clase. Morton JB, ed. tema. In: Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, Boivin M, eds. Enciclopedia sobre el Desarrollo de la Primera Infancia [en línea]. Montreal, Quebec: Centre of Excellence for Early Childhood Development y Strategic Knowledge Cluster on Early Child Development; 1-7. Recuperado de http://www.enciclopedia-infantes.com/documents/BlairESPxp1-Funciones_ejecutivas.pdf.
Böttcher, W., & Ziegler, H. (2008). Support systems in early childhood and how to evaluate their impact. Child Development Perspectives, 2, 93-98 (te adjunto el paper por si precisaras información complementaria).Bradley, R.H., & Corwyn, R. F. (2002). Socioeconomic status and child development. Annual Review Psychology, 53, 371-99.
Chang, F., & Burns, B. (2005). Attention in preeschoolers: Associations with effortful control and motivation. Child Development, 76(1), 247-263.
Cheng, J., Edwards, L.J., Maldonado-Molina, M.M., Komro, K.A., & Muller, K.E. (2008). Real longitudinal data analysis for real people: Building a good enough mixed model. Statistics in Medicine, 29, 504-20.
Davidson, M. C., Amso, D., Anderson, L. C., & Diamond, A. (2006). Development of cognitive control and executive functions from 4-13 years: Evidence from manipulations of memory, inhibition, and task switching. Neuropsychologia, 44, 2037-2078.
D´Angiulli, A., Lipina, S. J., & Olesinska, A. (2012). Explicit and implicit issues in the developmental cognitive neuroscience of social inequality. Frontiers in Human Neuroscience, 6, 254. doi: 10.3389/fnhum.2012.00254
Dombek, J. L. & MacDonald-Connor, C. (2012). Preventing retention: First grade classroom instruction and student characteristics. Psychology in the Schools, 49(6), 568-588. doi: 10.1002/pits.21618
Evans, G. W. (2004). The environment of childhood poverty. American Psychologist, 59(2), 77-92.
Farah M. J., Shera D.M., Savage J.H., Betancourt, L., Giannetta, J. M., Brodsky, N. L., Malmud, E. K., & Hurt, H. (2006) Childhood poverty: Specific associations with neurocognitive development. Brain Research, 1110(1), 166-174.
Farah, M. J. (2000). The cognitive neuroscience of vision. Fundamentals of cognitive neuroscience. Malden, Mass: Blackwell Publishers.
Farah M. J., Shera, D. M., Savage, J. H., Betancourt, L., Giannetta, J. M., Brodsky, N. L., Malmud, E. K., & Hurt, H. (2006). Childhood poverty: Specific associations with neurocognitive development. Brain Research, 1110, 166-174. doi:10.1016/j.brainres.2006.06.072
Ferrer, E., Salthouse, T.A., Stewart, W.F., & Schwartz, B.S. (2004). Modeling age and retest processes in longitudinal studies of cognitive habilitéis. Psychology and Aging, 19, 243-259.
Garibotti,G., Comar, H., Vasconi, C., Giannini, G. & Pittau, C. (2013). Desarrollo psicomotor infantil y su relación con las características sociodemográficas y de estimulación familiar en niños de la ciudad de Bariloche, Argentina. Arch Argent Pediatr, 111(5), 384-390. doi: 10.5546/aap.2013.384
Garon, N., Bryson, S.E., & Smith, I.M. (2008). Executive function in preschoolers: a review using an integrative framework. Psychological Bulletin, 134, 31–60.
Gaviria, A. & Hoyos, A. (2011). Anemia y progreso escolar de los niños: el caso colombiano. Revista Desarrollo y Sociedad, 2, 47-68.
Goldberg, W. A., Tan, E. & Thorsen, K. (2009). Trends in Academic attention to Fathers, 1930-2006. Fathering, 7(2), 159-179. doi: 10.3149/fth.0702.159
Golovanevsky, L. (2007). Vulnerabilidad social: una propuesta para su medición en Argentina. Revista de Economía y Estadística, XLV(2), 53-94.
Hackman, D. A., & Farah, M. J. (2009). Socioeconomic status and the developing brain. Trends in Cognitive Sciences, 13(2), 65-72. doi:10.1016/j.tics.2008.11.003 Available online 8 January 2009.
Heckman, J. (2006). Skill formation and the economics of investing in disadvantaged children. Science, 312, 1900-1902.
Hermida, M. J., Segretin, M. S., Lipina, S. J., Benarós, S. & Colombo, J. A. (2010). Abordajes neurocognitivos en el estudio de la pobreza infantil: consideraciones conceptuales y metodológicas. International. Journal of Psychology and Psychological Therapy, 10(2), 205-225.
Hoff, E. (2003). The specificity of environmental influence: Socioeconomic status affects early vocabulary development via maternal speech. Child Development, 74(5), 1368-1378. doi: 10.1111/1467-8624.00612
Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación, Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la
Cultura (2002). Estrategias sistemáticas de atención a la deserción, la repitencia y la sobreedad en escuelas de contextos desfavorecidos. Un balance de los años ’90 en la Argentina. Recuperado de http://www.iipe-buenosaires.org.ar/publicaciones
Instituto Nacional de Estadística y Censos de la República Argentina. (2013). Informe Encuesta Permanente de Hogares EPH. Recuperado de http://www.indec.gov.ar/dbindec/.Ison, M. S. (en prensa). Attentional capacity in children: intervention programmes for its development. En P. A. Gargiulo. Neurosciences and Psychiatry. Bridging the differences. USA: Springer.
Ison, M. S. (2011). Programa de intervención para mejorar las capacidades atencionales en escolares argentinos. Internacional Journal of Psychological Research. Vol.4 (2), 72-79.
Ison, M. S., & Carrada, M. A. (2011). Evaluación de la eficacia atencional: Estudio normativo preliminar en escolares argentinos. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica (RIDEP), Vol 29 (1), 129-146.
Ison, M. S., & García Coni, A. (2009). Flexibilidad cognitiva y categorización. En Vivas, J. Compilador. Evaluación de redes semánticas. Instrumentos y Aplicaciones. Mar del Plata: FUDEM & Universidad Autónoma de Nuevo León, p.257-285.Lipina, S.J. & Colombo, J.A. (2009). Poverty and brain development during childhood: An approach from Cognitive Psychology and Neuroscience. Washington: American Psychological Association.
Lipina S.J., Martelli M.I., Vuelta B., Injoque Ricle I., & Colombo J.A. (2004). Pobreza y desempeño ejecutivo en alumnos preescolares de la ciudad de Buenos Aires (Argentina). Interdisciplinaria, 21, 153-193.
Lipina, S.J., Simonds, J., Segretin, M.S. (2011). Recognizing the child in child poverty. Vulnerable Children and Youth Studies, 6, 8-17.
Long, J.D. & Pellegrini, A.D. (2003). Studying change in dominance and bulling with linear mixed models. School Psychology Review, 32, 401-417.
Luciana, M., & Nelson, C.A. (2002). Assessment of neuropsychological function through use of the Cambridge Neuropsychological Testing Automated Battery: Performance in 4- to 12-year-old children. Developmental Neuropsychology, 22, 595-624.
Mateer, C. (2008). Rehabilitation of executive functions. Journal of the International Neuropsychological Society, 14, Suppl. 2, 47. Cambridge University.
Matute, E., Sanz, A., Gumá, E., Roselli, M. & Ardila, A. (2009). Influencia del nivel educativo de los padres, el tipo de escuela y el sexo en el desarrollo de la atención y la memoria. Revista Latinoamericana de Psicología, 41(2), 257 – 273. doi:1434/rlp.v41i2.380
Mirsky, A. F. (1996). Disorders of attention: a neuropsychological perspective.In Lyon RG, Krasnegor NA, eds. Attention, memory and executive function. Baltimore: Paul H. Brookes, 71-96.
Musso, M. (2010) Funciones ejecutivas: un estudio de los efectos de la pobreza sobre el desempeño ejecutivo. Interdisciplinaria, 27(1), 95-110.
Najman, J. M., Hayatbakhsh, M. R., Heron, M. A., Bor, W., O’Callaghan, M. J., &, Williams, G. M. (2009). The impact of episodic and chronic poverty on child cognitive development. The Journal of Pediatrics, 154(2), 284-289. doi: 10.1016/j.jpeds.2008.08.052.
Noble, K.G., Houston, S.M., Kan, E., & Sowell, E.R. (2012). Neural correlates of socioeconomic status in the developing human brain. Developmental Science, 15(4), 516–527.
Petersen S. E., & Posner, M. I. (2012). The attention system of the human brain: 20 years after. Annual Review Neuroscience, 35, 73-89. doi: 10.1146/annurev-neuro-062111-150525. Epub 2012 Apr 12.
Posner, M. I. (2008). Evolution and development of self-regulation. American Museum Natural History. New York.
Posner, M. I., & Dehaene, S. (1994). Attentional networks. Trends in Neuroscience, 7, 75-79.
Posner, M. I., & Petersen, S. E. (1990). The attention system of the human brain. Annual Review of Neuroscience, 13, 25-42.
Posner; M. I. & Rothbart, M. K. (2007). Research on Attention Networks as a Model for the Integration of Psychological Science. Annual Review Psychology, 58, 1–23.
Posner; M. I. & Rothbart, M. K. (2014). Attention to learning of school subjects. Trends in Neuroscience and Education. http://dx.doi.org/10.1016/j.tine.2014.02.003i
Prats, L. M, Fracchia, C..S., Segretin, S.M., Hermida, M. J., Colombo, J., & Lipina, S. J. (2012). Predictores Socioambientales e Individuales del Desempeño en una Tarea Atencional con Demandas de Alerta, Orientación y Control en Niños de Edad Preescolar. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, Vol. 4, N°2, 19-31
Richaud, M.C. (2007). Fortalecimiento de recursos cognitivos, afectivos, sociales y lingüísticos en niñez en riesgo ambiental por pobreza: un programa de intervención. En M. C. Richaud & M. S. Ison (Comp.). Avances en investigación en ciencias del comportamiento en Argentina. Mendoza: Ed. Universidad del Aconcagua, p. 145-176.
Rosselli, M., & Ardila, A. (2003). The impact of culture and education on non verbal neuropsychological measures: A critical review. Brain and Cognition, 52, 326-33.
Rosselló i Mir, J. (1998). Psicología de la atención. Introducción al estudio del mecanismo atencional. Madrid: Ed. Pirámide.
Rueda, M.R., Posner, M.I., & Rothbart, M. (2005). The development of executive attention: contributions to the emergence of self regulation. Developmental Neuropsychology, 28 (2), 573–594.
Ruiz-Morón, D. & Pachano, L. (2006). La extraedad como factor de segregación y exclusión escolar. Revista de Pedagogía, XXVII (78), 33-69.
Sanchez-Carpintero, R., & Narbona, J. (2004). El sistema ejecutivo y las lesiones frontales en el niño. Revista de Neurología, 39(2), 188-191.
Seltman, H.J. (2009). Mixed models. A flexible approach to correlated data. Capítulo 15 en Experimental design and análisis. Disponible en http://www.stat.cmu.edu/_hseltman/309/Book/Book.pdf
Shonkoff, J. (2010). Building a new biodevelopmental framework to guide the future of Early Childhood Policy. Child Development, 81, 357-367.
Singer J.D. & Willett J.B. (2003). Applied longitudinal data analysis. Modeling change and event occurrence. New York: Oxford University Press.
Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: administration, norms, and commentary. New York: Oxford University Press.
Thurstone, L. L. & Yela, M. (1985). CARAS – Percepción de diferencias. Buenos Aires: TEA Ediciones.
Tirapu-Ustárroz, J., García-Molina, A., Luna-Lario, P., Roig-Rovira, T., Pelegrín-Valero, C. (2008). Modelos de funciones y control ejecutivo (II). Revista de Neurología, 46(12), 742-750.
Tong S, Baghurst P, Vimpani G, & McMichael A. (2007). Socioeconomic position, maternal IQ, home environment, and cognitive development. The Journal of Pediatrics, 151(3), 284-288.
Tudela, P. (1992). Atención. En J. Mayor & J. L. Pinillos (Eds.). Tratado de Psicología General, Vol. 3. Atención y Percepción. (pp. 119 – 162). Madrid: Alhambra.