A linguagem em quadrinho como ferramenta para integração de conceitos físicos numa representação interdisciplinar
Abstract
Este trabalho tem como objetivo investigar a mobilização de conhecimentos na construção de uma representação interdisciplinar,empregando linguagem de Histórias em Quadrinhos. Ela foi construída no contexto de uma disciplina optativa, estruturada com a metodologia de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar. Os acadêmicos, após vivenciarem como construtores as etapas da ilha, sintetizaram a integração de conhecimentos disciplinares e não disciplinares, numa representação em quadrinhos. Elas foram posteriormente avaliadas, por esses construtores, com base nos critérios de autoavaliação de competências interdisciplinares. Os resultados indicam que as histórias em quadrinhos se constituem em um objeto pedagógico que pode favorecer a criatividade, pois estabelece a correlação entre linguagens verbal e visual. Contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas a leitura e escrita e fomenta a interdisciplinaridade ao promover a mobilização de conhecimentos diversos com a integração de imagens e textos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:Los autores/as conservarán sus derechos de copiar y redistribuir el material, bajo los términos estipulados en la Licencia de reconocimiento, no comercial, sin obras derivadas de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra bajo las siguientes condiciones:
- Reconocimiento — Debe reconocer adecuadamente la autoría, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo de cualquier manera razonable, pero no de una manera que sugiera que tiene el apoyo del licenciador o lo recibe por el uso que hace.
- NoComercial — No puede utilizar el material para una finalidad comercial.
- SinObraDerivada — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no puede difundir el material modificado.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).