“Casas de fuego” (“Casas de fogo”): reflexões sobre sua utilização como recurso educacional para uma abordagem do atual problema de Chagas.

Autores

  • Isabel Cecilia Pastorino
  • Celeste Mateyca
  • Mariana Sanmartino

DOI:

https://doi.org/10.31052/1853.1180.v26.n2.33221

Palavras-chave:

Chagas, ensino superior, filmes cinematográficos, Salvador Mazza.

Resumo

O filme “Casas de Fuego” de Juan Bautista Stagnaro é um recurso bem conhecido no ensino
de Chagas em diferentes níveis. Mais de 25 anos após sua estreia, nosso interesse em
revisitar o uso didático do longa-metragem originou-se de uma investigação sobre a formação
universitária em Chagas nas carreiras biomédicas da Universidade Nacional de Río
Cuarto (Córdoba, Argentina). Neste estudo, achamos referências espontâneas a “Casas
de Fuego” mesmo em entrevistas com alunos quanto em aulas observadas. A partir desse
resultado “emergente”, lançamos um novo olhar sobre as potencialidades e limitações do
filme para abordar e compreender o Chagas na atualidade. Neste artigo apresentamos os
resultados da análise e algumas reflexões como contribuição para atualizar e complementar
a utilização das “Casas de Fuego” nas salas de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Ambrós A, Breu R. Cine y educación. El cine en el aula de primaria y secundaria. Barcelona: Grao; 2007.

2. Pérez R. Cine y educación: explotación didáctica y algunas experiencias educativas. En: II congrés Internacional de Didáctiques. Géneve: Université de Géneve; 2010.

3. Astudillo C, Rivarosa A, Ortiz F. La reflexión metacientífica a través del cine: un estudio

sobre los saberes docentes. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 2012; 9 (3):376391.

4. García F. Bienvenido míster cine a la enseñanza de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación Científica. 2008; 6(1):79-91.

5. García F. Ágora: una aproximación al nacimiento del saber científico. Revista Eureka

sobre Enseñanza y Divulgación Científica. 2011; 7(3):708-728.

6. Wolovelsky E. Derribar la frontera interior. La palabra del cineasta. En: Iluminación Narraciones de cine para una crítica sobre la política, la ciencia y la educación. Buenos Aires: Editorial Biblos. 2013; 189-205.

7. Moratal Ibañez L, Carli A, Kennel B. Mal de Chagas. La enfermedad de la pobreza, Casas de fuego (1995). R Med Cine. 2006; 2 (2):66-73.

8. Moratal Ibáñez L, Bertilotti L, Debenedetti S, Degrossi C, Aldana Marcos H. Aplicación del cine como estrategia didáctica para la enseñanza de la investigación científica. Rev Med Cine. 2010; 6(1):24-28.

9. García Sánchez J E, García Sánchez E, Merino Marcos ML. Antiviral, antifungal and antiprotozoal agents in the cinema. Rev Esp Quimioterap. 2007; 20(1):106-111.

10. Gortari M C, Bonzo E, Muller R, Rodríguez Mendoza N, Simpson M I. Cine y educación: ¿Qué piensan los alumnos de epidemiología y salud pública básica? En: X Taller Internacional de Extensión Universitaria. 7mo Congreso Internacional de Educación Superior, La Habana, Cuba; 2010.

11. Basso B, Moretti, E. Chagas. De exótica patología tropical a enfermedad globalizada. Rev Med Cine. 2012; 8(1):4-11.

12. Carbajo A. El cine como estrategia didáctica para la enseñanza de la biología. Revista Boletín Biológica. 2014; 32:9-13.

13. Revel Chion A. Educación para la salud. Enfoques integrados entre salud y ambiente. Propuestas para el aula. Buenos Aires: Paidós; 2015

14. Costamagna S R, Visciarelli E, Lucchi L, Basabe N, Randazzo, V. Enseñanza de la enfermedad de Chagas-mazza, carrera de Bioquímica, Universidad Nacional del Sur, Argentina Revista Aula Universitaria. 2016; 18.

15. Furman M. Guía didáctica basada en ponencias del 18º Foro Internacional de Enseñanza de Ciencias y Tecnologías “Ciencias y Tecnología en 3D: Datos, Didáctica y Diseño” Casos de historia de las Ciencias como oportunidad para la formación del pensamiento [internet]; 2018. Disponible en: https://entrecomillas.el-libro.org.ar/wp-content/files_mf/1565181242Gu%C3%ADadidacticaFurmanVersionfinal.pdf [consultado 29/05/21]

16. Ministerio de Educación de la Nación. Guía didáctica para el análisis de la película “Casas de fuego''. Ciudad de Buenos Aires: Unidad de Recursos Didácticos, Ministerio de Educación; 2001.

17. Gortari M C. (Re) Pensar los procesos de salud-enfermedad a partir de

recursos y estrategias no convencionales. Trabajo final de especialización. UNLP; 2014. Disponible en

http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/52660/Documento_completo.pdf-PDFA.pdf?sequence=3&isAllowed=y

18. Pastorino I, Huljich M, Astudillo C, Sanmartino M. Miradas en torno a una problemática socioambiental compleja: las concepciones sobre el Chagas de estudiantes avanzados de la Licenciatura en Biología de la UNRC. En: XII Jornadas Nacionales, VII Congreso Internacional de la Enseñanza de la Biología y III Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias (CIEC). Buenos Aires: ADBIA; 2016.

19. Tineo González E, Ponte C. Representaciones Sociales de la enfermedad de Chagas: dimensiones y estructura. Revista de Investigación. 2013; 37 (78):145-165.

20. Sanmartino M, Menegaz A, Mordeglia C. La problemática del Chagas en 4D: representaciones de docentes de Nivel Inicial y Primario de La Plata. En: III Jornadas de Enseñanza e Investigación Educativa en el campo de las Ciencias Exactas y Naturales. La Plata: Universidad Nacional de La Plata; 2012.

21. Crocco L, López A G, Rodríguez C. Chagas en Argentina: ¿qué saben los docentes?. Revista Electrónica de Investigación Educativa. 2013; 15(1):75-87.

22. Mendicino D, Cuaglini J, Giraldez E, Nepote M. Conocimientos sobre la enfermedad de Chagas en estudiantes de Enfermería de Argentina. Educación Médica Superior [Internet]. 2019; 33(1): e1538. Disponible en: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/1538

23. Briceño-León R, Méndez Galván J. The social determinants of Chagas disease and the transformations of Latin America. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. 2007; 102:109-112.

24. Avaria A, Ventura-Garcia L, Sanmartino M, Van der Laat C. Population movements, borders, and Chagas disease. Mem Inst Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. 2021; 116: e210151.

25. Sanmartino M. (Coordinación) Hablamos de Chagas. Aportes para (re)pensar la problemática con una mirada integral. Contenidos: Amieva, C., Balsalobre, A., Carrillo, C., Marti, G., Medone, P., Mordeglia, C., Reche, V.A., Sanmartino, M., Scazzola, M.S. Buenos Aires: CONICET; 2015

26. Zabala J P. La enfermedad de Chagas en la Argentina: Investigación científica, problemas sociales y políticas sanitarias. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes; 2010.

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
“Casas de fuego” (“Casas de fogo”): reflexões sobre sua utilização como recurso educacional para uma abordagem do atual problema de Chagas. Rev. Salud Pública (Córdoba) [Internet]. 27º de dezembro de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];26(2):8-18. Disponível em: https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/RSD/article/view/33221