Interculturalidade, práticas de extensão e língua de sinais: a história de uma experiência compartilhada entre instrumentos musicais pré-colombianos, quipus e dinossauros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v17.n1.44101

Palavras-chave:

Extensão universitária, Língua de sinais, Acessibilidade, Arqueologia, Paleontologia

Resumo

A Faculdade de Ciências Naturais e o Museu, pertencentes à Universidade Nacional de La Plata, ocupam um lugar de destaque na realização de atividades de extensão universitária. Nessa área, realizamos oficinas com o objetivo de promover a participação das crianças no conhecimento científico. A implementação dos workshops se concentrou na inclusão e no diálogo, especialmente com jovens com deficiência auditiva, seguindo os princípios da acessibilidade cultural. Para isso, adotamos a prática de disseminar informações de forma bilíngue e intercultural por meio de materiais na Língua de Sinais Argentina (ASL). Esses workshops incentivaram a exploração e a compreensão do mundo inca, concentrando-se no quipus como um sistema de contabilidade e nas sonoridades pré-colombianas do noroeste da Argentina por meio de uma análise detalhada de seus instrumentos musicais. Da mesma forma, foram realizadas atividades sobre animais presentes e passados que habitavam o território por meio de visitas a salas e espaços interativos do Museu de La Plata. Essa proposta de trabalho abrangente continua com as atividades de comunicação científica, um compromisso de oferecer propostas para a diversidade de públicos, promovendo a inclusão e a disseminação do conhecimento científico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Alderoqui, S y Pedersoli, C. (2011). La educación en los museos: De los objetos a los visitantes. Buenos Aires: Editorial Paidós.

Bacigalupe, M.A.; Lahitte, H.B. y Pujol, S. (2016) Salud, integración y movimiento: Parkinson y comportamiento humano. Revista Museo. Fundación Museo de La Plata (27), 45-50.

Brisco, G. M., y Maroscia, C. (2012). Simbiosis entre empresa y sociedad. El caso del Banco Galicia y el Museo de Ciencias Naturales de La Plata. Estudios Gerenciales, 28(122), 169-180.

Crespi, L. P. (2018). Los sordos, sus lenguas y su textualidad diferida. Traslaciones. Revista latinoamericana de Lectura y Escritura, 5(9), 40-61.

Curiel, M. y Massone, M.I. (1993) Categorías gramaticales en la lengua de señas argentina. Revista de Lingüística Teórica y Aplicada 31: 27-53.

De Barrio, M. (1923). El Museo de La Plata, sus tres épocas. Buenos Aires: Ed. Coni.

Estatuto de la Universidad Nacional de La Plata (2008/2009). Estatuto de la Universidad Nacional de La Plata. La Plata: Universidad Nacional de La Plata.

Ferreira, M. A. (2008). La construcción social de la discapacidad: habitus, estereotipos y exclusión social. Nómadas. Critical Journal of Social and Juridical Sciences, 17(1), 221-232.

Fuentes, S. S., y Duk, C. (2022). La importancia del entorno. Diseño Universal para el Aprendizaje Contextualizado. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 16(2), 21-31.

Garcia Temperley, X. (2018). Cultura Sorda, comunicación no verbal y su relación con el ejercicio de derechos en el ámbito de la Justicia [Tesis de licenciatura no publicada]. Universidad Nacional de Lanús.

Guía Práctica de Accesibilidad Cultural (2018). Guía Práctica de Accesibilidad Cultural. Laboratorio de Innovación Cultural. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología, Argentina. Recuperado desde: https://www.cultura.gob.ar/media/uploads/guia-de-accesibilidad-version-final-octubre-18.pdf

Gutiérrez Tapias, M. (2018). Estilos de aprendizaje, estrategias para enseñar. Su relación con el desarrollo emocional y “aprender a aprender”. Tendencias Pedagógicas, (31), 83–96. https://doi.org/10.15366/tp2018.31.004

Joly, E. D. (2002). La discapacidad como construcción social. Seminario Interdisciplinario Capacidades y diferencias. Buenos Aires: Universidad Nacional de La Plata.

Llamazares, E.L.; Balmaceda, C. y González de Langarica. F. (2019) Guía de accesibilidad en museos. Dirección Nacional de Museos. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología. Secretaría de Cultura de la Nación.

Massone, M. I. (1993). Diccionario Bilingüe Lengua de Señas Argentina - Español-Inglés. 2 Vol. Buenos Aires: Editorial Sopena.

Massone, M. I. y Machado. E. M. (1994). Lengua de Señas Argentina. Análisis y Vocabulario Bilingüe. Buenos Aires: Edicial.

Massone, M. I. Curiel, M., Buscaglia, V., Famularo, R., Simón, M. y Carboni, I (2000). La Conversación en la Lengua de Señas Argentina. Buenos Aires: Edicial-Libros en Red.

Massone, M. I.; Simón, M. y Druetta, J. C. (2003). Arquitectura de una escuela para sordos. Colección Estudios de la Minoría Sorda. Buenos Aires: Editorial Digital Libros en Red.

Massone, M. I., Buscaglia, V. L., Serpa, C., Marchese, M. C., y D’Angelo, C. G. (2018). Lengua de Señas Argentina: propuesta para su estudio desde una perspectiva interdisciplinaria. En IV Congreso Internacional de Letras (pp. 51-63).

Montero, R., Francia, A. Iacona, F., Salgado Ahumada,J., Gould, M., Lien López, V., Morell, M., Rodriguez, S.G., Umenico, M., Oxalde, S., Keiliff, A., Soibelzon, M., Soibelzon, E., y Ciancio, M.R (2017). Una aproximación multisensorial a nuestros fósiles. En M. Abad (Ed.) VII Jornadas de Jóvenes Investigadores y Extensionistas (pp. 26-27).

Muñoz Vilugrón, K. (2020). Comunidad Sorda. Desarrollo desde una nueva construcción social. Polyphonía: Revista de Educación Inclusiva, 4(2), 218-234.

Navas, M. G. (2021). El diseño universal de aprendizaje. Una revisión sistemática. Revista Ecos de la academia, 7(14), 16-16.

Pastor, C. A. (2012). Aportaciones del Diseño Universal para el Aprendizaje y de los materiales digitales en el logro de una enseñanza accesible, en J. Navarro, M. T. Fernández, F. J. Soto y F. Tortosa (coords.) Respuestas flexibles en contextos educativos diversos. Murcia, Consejería de Educación, Formación y Empleo.

Pastor, C. A., Sánchez Serrano, J. M. y Zubillaga del Río, A. (2011). Diseño universal para el aprendizaje (DUA). Pautas para su introducción en el currículo. https://www.educadua.es/doc/dua/dua_pautas_intro_cv.pdf

Rabanaque, C., Tambussi, C., y Simanauskas, T. (2009). Explorando el Museo de La Plata. En: II Jornadas de Enseñanza e Investigación Educativa en el campo de las Ciencias Exactas y Naturales, La Plata, Argentina. Un espacio para la reflexión y el intercambio de experiencias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Departamento de Ciencias Exactas y Naturales.

Rabanaque, C. R. (2013). Un largo camino recorrido hacia la inclusión. Revista Museo. (Fundación Museo de La Plata. Argentina). 26, 62-67.

Rabanaque, C. R., Martins, M. E., Scazzola, M. S., Pérez, M. E., y Martínez Sorrech, N. (2017). Prácticas educativas inclusivas en el museo: el transitar de una muestra. En: Congreso Iberoamericano de Museos Universitarios y II Encuentro de Archivos Universitarios (La Plata).

Rabanaque, C., Custodio, H., Copello, M. I., Vilches, A. M., Legarralde, T. I., y Darrigran, G. (2021). El Museo de La Plata como recurso para la extensión, enseñanza e investigación. In IX Congreso Nacional de Extensión 14-17 de septiembre 2021 Tandil, Argentina. Buenos Aires: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires; Universidad Tecnológica Nacional; Universidad de Passo Fundo.

Rey, M. I., Famularo, R. y Ringuelet, R. (2020). La alteridad compleja de la comunidad sorda argentina. Revista de Psicología, 19(1), 18-31

Riccardi, A.C. (2013) El Museo de La Plata: su transformación en institución universitaria. Anales de la Academia Nacional de Ciencias de Buenos Aires. Tomo XLVII: 465-491.

Sardi, M. L. (2009). Ser y Pertenecer. Un recorrido por la evolución humana. La Plata: Museo de La Plata.

Soibelzon E., C. Azurabarrena y R. Montero (2023). Extensión universitaria desde la perspectiva de la educación inclusiva: la propuesta de un colectivo extensionista de la UNLP. En: X Congreso Nacional de Extensión Universitaria. La Pampa.

Sorrech, N., M. E. Pérez, B. Quaggia y M. S. Scazzola (2021). Experiencias lúdicas educativas entre Guías Educadores del Museo de La Plata y personas con condiciones del espectro autista (CEA). En: II Congreso Sudamericano de Museos Universitarios. Museos Universitarios e Instituciones Educativas (pp. 69-77). Buenos Aires: Facultad de Psicología de la Universidad Nacional de Buenos Aires. Argentina.

Teileche, T. D., Andrade, S. M., Quaggia, B., y Scazzola, M. S. (2022). Experiencias educativas del Servicio de Guías: trabajo virtual y presencial en las salas del Museo de La Plata. En IV Jornadas sobre las Prácticas Docentes en la Universidad Pública.

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Dossier Saberes en dialogo

Como Citar

Garcia Temperley, X., Couso, M. G., Muiña, M. F., & Martin, P. (2024). Interculturalidade, práticas de extensão e língua de sinais: a história de uma experiência compartilhada entre instrumentos musicais pré-colombianos, quipus e dinossauros. Revista Del Museo De Antropología, 17(1), 207-216. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v17.n1.44101

Artigos Semelhantes

71-80 de 768

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.