Bússolas para escrever. Notas sobre o trabalho com práticas de escrita acadêmica no Curso de Admissão de Literatura.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em Cartas, a prática da escrita não é apenas, como em qualquer disciplina, uma ferramenta para acessar e produzir conhecimento, mas também, e especialmente, um objeto de estudo sobre o qual os estudantes refletirão e no qual se especializarão. Nossas abordagens à escrita crítica e criativa nos desafiam duplamente, tanto em seu potencial epistêmico quanto em seu potencial sensível. Neste artigo procuramos socializar parte do trabalho que nós professores, assistentes e assistentes estudantis do curso de Admissão à Cartas fazemos em relação à escrita acadêmica: as concepções de escrita que lidamos, os objetivos que nos orientam, a dinâmica das aulas que propomos e os desafios que tanto os alunos quanto o pessoal docente enfrentam. Vamos nos concentrar na abordagem de um material didático que desenvolvemos juntos a fim de orientar a tarefa de redação.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite la generación de obras derivadas siempre que no se haga con fines comerciales. Tampoco se puede utilizar la obra original con fines comerciales.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) después del proceso de publicación, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).