Ir Além da Tela: Experiências de Alfabetização Acadêmica em Ambientes Virtuais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O contexto da pandemia COVID-19 perturbou as formas de aprendizagem e ensino em todos os níveis educativos, acentuando e tornando ainda mais complexas as desigualdades existentes. No nível superior, isto afetou particularmente o acesso e a permanência dos estudantes. Se reconhece que existem diferentes estratégias e iniciativas de abordagem para esta problemática, porém este trabalho terá como foco principal as estratégias de ensino. Refletiremos sobre a experiência própria de trabalho enquanto docentes, estudantes e investigadores em formação, a partir do papel de Alunos Auxiliares no Curso de nivelamento em História. Para isso, recupera-se o acompanhamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais e as dificuldades apresentadas, o que implicou um planejamento adaptado a esta modalidade de ensino de encontros em formato de oficina, principalmente, no que se refere às práticas de leitura e escrita. Por fim e como parte do processo de reflexão contínua sobre a nossa prática, recupera-se a experiência de observação e participação numa aula prática.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite la generación de obras derivadas siempre que no se haga con fines comerciales. Tampoco se puede utilizar la obra original con fines comerciales.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) después del proceso de publicación, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).