Como acompanhar a(s) ausência(s)? Experiência de tutoria virtual
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo narra a nossa experiência de tutoriais para iniciantes em filosofia no âmbito do projeto PAMEG 2021. Os tutoriais foram realizados durante a primeira fase de mais um ano marcado pela pandemia e pela virtualidade. Iremos relacionar os debates e os trabalhos realizados para a construção deste espaço, a definição do nosso papel e os objetivos do projeto, bem como os obstáculos que nos foram apresentados no nosso percurso e as estratégias que realizámos para tentar superá-los. Transversalmente, apresentaremos a transição que fazemos de pensar o acompanhamento virtual em termos de presença, para pensar a virtualidade como um formato específico. A intenção desta redação é contribuir para a reflexão sobre os limites e abrangências da virtualidade em cursos de formação e espaços de encontro, acompanhamento e atendimento aos ingressantes.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite la generación de obras derivadas siempre que no se haga con fines comerciales. Tampoco se puede utilizar la obra original con fines comerciales.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) después del proceso de publicación, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).