AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E DA DEMANDA DE MÃO-DE-OBRA. O CASO DOS GRADUADOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE NACIONAL DE ASUNCIÓN

Autores

  • María Gloria Paredes Instituto de Ciencias Sociales (ICSO)
  • Luis Ortiz Instituto de Ciencias Sociales (ICSO)

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31950

Palavras-chave:

Educação Superior, mercado de trabalho, habilidades, áreas de conhecimento, graduados universitários

Resumo

Este estudo consistiu em avaliar as diferenças na demanda de mão-de-obra dos graduados das carreiras da UNA pertencentes a várias áreas do conhecimento, com base no valor percebido dos graduados. O estudo foi exploratório e inferencial (teste não paramétrico Kruskal-Wallis) e as informações correspondem a uma amostra de graduados da UNA. A hipótese testada foi que as competências genéricas exigidas variam de acordo com a área de conhecimento dos graduados. Os resultados indicam diferenças significativas entre os tipos de competências exigidas para as diferentes áreas do conhecimento. Especificamente, nas competências básicas e de desenvolvimento, a área da saúde difere significativamente das áreas de ciência, educação e humanidades e arte, ciências sociais, administração e comércio, e direito. O mercado de trabalho para as profissões exige competências básicas e de desenvolvimento igualmente dos profissionais de ambos os sexos; em contraste, as competências relacionais exigidas variam. A aplicação das habilidades profissionais no local de trabalho e as habilidades adquiridas durante o curso de uma carreira estão positivamente e significativamente correlacionadas. Os resultados deste estudo nos permitem aprofundar nossas pesquisas sobre a adaptação do treinamento de graduados em habilidades genéricas de mão-de-obra às necessidades do mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Acuña, V. (2006). Investigación y relevamiento de la situación laboral de egresados de la Facultad de Ciencias Veterinarias de la UNA. San Lorenzo: UNA.

Becker, G. (1983). El capital humano. Un análisis teórico y empírico referido a la educación. Madrid: Alianza.

Beneitone, P.; Esquetini, C.; Gonzalez, J.; Maleta; M., Siufi, G. y Wagnaar, R. (2007). Informe Final Proyecto Tuning. América Latina: reflexiones y perspectivas de la Educación Superior en América Latina 2004-2007. Bilbao: Universidad Deusto. Recuperado de http://tuning.unideusto.org

Cañedo -Villarreal, R. (2010). Educación superior y mercado de trabajo. El caso de los egresados de la Universidad Autónoma de Guerrero (Tesis Doctoral.) San José: DUCERE.

Collins, R. (1989). La sociedad credencialista. Sociología histórica de la educación y estratificación. Madrid: Akal.

Conover, W. J. (1999). Practical Nonparametric Statistics. 2nd edition. NY: John Wiley & Sons.

Dirección General de Estadística, Encuesta y Censos. (2010). Encuesta Permanente de Hogares 2000 al 2009. Paraguay: DGEEC.

Domínguez, J. (2006). La inserción laboral de los profesionales graduados en Ciencias de la Educación: Adecuación de la formación universitaria al Mercado de Trabajo (Tesis Doctoral). Universidad de Barcelona, Barcelona.

Formichella, M. M. y London, S. (2005). Reflexiones acerca de la noción de empleabilidad. Buenos Aires: CONICET.

García Montalvo, J. y Mora, J.G. (2001). El mercado laboral de los titulados superiores en España y Europa. Papeles de Economía Española, 86, 111-127.

García Segovia, R. (2015). Formación por competencias: factor clave de empleabilidad. Alicante: Universidad de Alicante.

González, J.; Wagenaar, R. y Beneitone, P. (2004). TUNING-América Latina: un proyecto para las universidades, Revista Iberoamericana de Educación, 35, 151-164.

Kruskal, W. H. & Wallis, W. A. (1952). Use of ranks in one-criterion variance analysis. Journal of the American Statistical Association, 47 (260), 583-621. Recuperado de www.jstor.org/stable/2280779

Lehmann, E. L. & D’abrera, H. J. M. (1975). Nonparametrics. Satatiscal Methodos based Ranks. Hawthorne (CA): Mac-Graw Hill.

Maldonado, L. (2008). Formación académica y situación laboral de ingenieros agrónomos egresados de la FCA–UNA 1960-2007. San Lorenzo: UNA.

Ministerio de Educación y Cultura. (2010). SIEC: Sistema Integrado de Estadística continua. SIEC – MEC. 2010. Recuperado de www.mec.py

Mincer, J. (1974). Schooling, Experience and Earnings. New York: National Bureau of Economic Research.

Ortiz Sandoval, L. (2016). Nivel sociocultural y desigualdades de aprendizaje en Paraguay. Temas de Educación, 22 (1), 49-79.

Palacios, G. (2007). Inserción laboral de los egresados de la FCE, UNA sede central (años 2003 y 2006). San Lorenzo: UNA.

Paredes, M.G. & Ortiz, L. (2019). Formación universitaria e inserción laboral. La inquietud sobre la empleabilidad. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo, 7 (2), 28-42.

Rama, C. (2006). La tercera reforma de la educación superior en América Latina. México: Fondo de Cultura Económica.

Rodríguez, S. (2010). Sobre la empleabilidad de los graduados universitarios en Catalunya: del diagnóstico a la acción. Revista de Educación, 351, 107-137

Universidad Nacional de Asunción (2010a). Anuario Estadístico 2009. San Lorenzo: UNA.

Universidad Nacional de Asunción (2010b). Listado de Carreras según creación y resolución de cambios curriculares. San Lorenzo: UNA.

Universidad Nacional de Asunción. (2010c). Resultado Encuesta a graduados de la UNA: Titulados de enero a diciembre del 2009. San Lorenzo: UNA.

Vázquez, L. (2007). Modelos econométricos de demanda de educación superior y empleo de los universitarios andaluces. Córdoba: UCO.

Viceministro de la Juventud (2010). Resultados de la 1ra Encuesta Nacional de Juventud. Asunción: VMJ.

Zarza, D. (2007). Valoración de las competencias en el dominio de Administración de empresas del Paraguay por protagonistas calificados. Asunción: MEC.

Zandomeni, A. (2007). Los estudios de seguimiento de egresados en la agenda de las instituciones de educación superior. El caso de la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Nacional del Litoral. Santa Fe: UNL.

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Dossiê: “Ensino Superior e trabalho: um elo complexo”

Como Citar

AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E DA DEMANDA DE MÃO-DE-OBRA. O CASO DOS GRADUADOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE NACIONAL DE ASUNCIÓN. (2021). Integración Y Conocimiento, 10(1), 67-82. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31950

Artigos Semelhantes

221-230 de 463

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.