INSERÇÃO PROFISSIONAL E TREINAMENTO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Autores

  • Vanina Simone Instituto de Investigaciones Gino Germani (IIGG/UBA); Laboratorio de MIG (Facultad Regional Avellaneda/UTN)

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31956

Palavras-chave:

planos de estudo; Engenharia; inserção

Resumo

Os planos de estudo das carreiras de engenharia na Argentina estão sendo revisados devido à nova regulamentação sobre o escopo e as atividades reservadas aos diplomas e à proposta de novos padrões de credenciamento perante a Comissão Nacional de Credenciamento Universitário (CONEAU). Incorpora um modelo de aprendizagem centrado no estudante e orientado ao desenvolvimento de competências, tanto genéricas da graduação do engenheiro (argentino e latino-americano) quanto específicas de cada terminal (25 graus na Argentina). Dentro desta estrutura, a análise da inserção profissional dos engenheiros torna-se uma contribuição significativa para o debate sobre as mudanças nos currículos e perfis profissionais. O objetivo do trabalho é configurar o campo profissional da Engenharia Mecânica na Área Metropolitana de Buenos Aires em relação a certos projetos econômicos e tecnoprodutivos e a marca da Universidade Tecnológica Nacional, além de investigar as diferenciações ocupacionais da profissão. Os relatos biográficos dos graduados da Faculdade Regional de Avellaneda - Universidade Tecnológica Nacional são analisados em relação aos seus percursos educativos e de trabalho, que são combinados e inter-relacionados para compreender as mudanças e diferenças nos percursos profissionais e nos setores que os demandam, ao mesmo tempo em que suas imbricações com os contextos econômicos, sociopolíticos e profissionais do mercado de trabalho. A partir de uma abordagem retrospectiva, é mostrado como a trajetória profissional se ajustará ou se afastará do treinamento inicial e da avaliação dos engenheiros com relação a sua própria trajetória profissional. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CONFEDI (2018). Libro Rojo de Confedi. Recuperado de https://confedi.org.ar/download/documentos_confedi/LIBRO-ROJO-DE-CONFEDI-Estandares-de-Segunda-Generacion-para-Ingenieria-2018-VFPublicada.pdf

Donato, V. (2008). Industria Manufacturera Año 2007: Observatorio Pyme Regional Conurbano Bonaerense. Buenos Aires: Fundación Observatorio Pyme, Bononiae Libris.

Dubet, F. (2014). Repensar la justicia social. Contra el mito de la igualdad de oportunidades. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI Editores.

Fuchs, M. y Vispo, A. (1995). Diagnóstico sobre la demanda futura de ingenieros. Buenos Aires, Argentina: CEPAL.

Formento, C. (2009). Trayectorias emprendedoras de ingenieros mecánicos tecnológicos. En M. Panaia (Coord.), Inserción de Jóvenes en el Mercado de Trabajo. Buenos Aires, Argentina: Editorial La Colmena.

Garaventa, L. (2020). Los nuevos estándares de acreditación de las carreras de Ingeniería en Argentina. Programa institucional de la Facultad Regional Avellaneda de UTN. En M. Panaia (Coord.) Asalarización y profesionalización. Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila Editores.

Guelman, M. y Borda, P. (2013). Documento de Cátedra 89. Los efectos biográficos del método biográfico. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, Facultad de Ciencias Sociales, Carrera de Sociología.

Hualde, A. (2000). La sociología de las profesiones: asignatura pendiente en América Latina. En E. De la Garza Toledo (Coord.), Tratado Latinoamericano de Sociología del Trabajo. México: Fondo de Cultura Económica.

Iavorski, I. (2015). Mujeres ingenieras, una minoría en las Universidades Tecnológicas. El caso de la UTN-FRA. En M. Panaia (Coord), Universidades en cambio: ¿generalistas o profesionalizantes? Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila Editores.

Katz, J. (2007). Cambios estructurales y desarrollo económico. Ciclos de destrucción y creación de capacidades productivas y tecnológicas en América Latina. Revista de Economía Política de Buenos Aires, 1 (1), 71-92.

Kosacoff, B. (2007). Hacia un nuevo modelo industrial. Idas y vueltas del desarrollo argentino. Buenos Aires, Argentina: Capital Intelectual.

Lanciano, C. y Nohara, H. (1997). Socialización de los ingenieros y construcción de sus competencias: comparación internacional. Calificaciones & Empleo, 16. Buenos Aires, Argentina: PIETTE- CONICET.

Ley de Educación Superior (1995). Ley Nº 24.521.

Mollis, M. (2001). La universidad argentina en tránsito. Buenos Aires, Argentina: FCE.

Panaia, M. (2006a). Trayectorias de ingenieros tecnológicos. Graduados y alumnos en el mercado de trabajo. Buenos Aires, Argentina/Madrid, España: Miño y Dávila editores

Panaia, M. (2006b). Una revisión de la sociología de las profesiones desde la teoría critica del trabajo en la Argentina. Estudios del Trabajo, 32, 121 -165.

Panaia, M. (2015). El desafío de la mujer ingeniera. En M. Panaia (Coord) Universidades en cambio: ¿generalistas o profesionalizantes? Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila Editores.

Panaia, M. y Zambelli, N. (1999). Modelos de institucionalización profesional y organizaciones universitarias. La historia institucional de la UTN y la técnica de los acontecimientos. Documento de Trabajo N° 5. Buenos Aires, Argentina: CEA-UBA.

Picabea, F. (2011). Análisis de la trayectoria tecno-productiva de la industria estatal argentina. El caso IAME (1952-1955) (Tesis de Maestría). Flacso, Buenos Aires. Argentina. Recuperado de Repositorio Digital FLACSO Ecuador: No Entradas en el índice.

Rapoport, M. (2010). Las políticas económicas de la Argentina. Una breve historia. Buenos Aires, Argentina: Planeta.

Rose, J. (2006). Movilidad profesional y formación (Seminarios Intensivos de Investigación). Buenos Aires, Argentina: CEIL-PIETTE CONICET.

Simone, V. (2015). Los ingenieros electrónicos: problemas de inserción y sectores demandantes. En M. Panaia (Coord), Universidades en cambio: ¿generalistas o profesionalizantes? Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila Editores.

Simone, V.; Campetelli, V.; Pagotto, A. y Wejchenberg, D. (2007). Análisis institucional y estudio de las Carreras. Facultad Regional Avellaneda - UTN, Documento de Trabajo Nº 1. Avellaneda, Argentina: Laboratorio MIG -UTN-FRA.

Vatin, F. (2004). Trabajo, ciencias y sociedad. Ensayos de sociología y epistemología del trabajo. Buenos Aires, Argentina: CEIL/PIETTE CONICET -Lumen Humanitas.

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Dossiê: “Ensino Superior e trabalho: um elo complexo”

Como Citar

INSERÇÃO PROFISSIONAL E TREINAMENTO EM ENGENHARIA MECÂNICA. (2021). Integración Y Conocimiento, 10(1), 83-104. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31956

Artigos Semelhantes

1-10 de 434

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.