Ensino Superior, CTI e desigualdade: limites e contradições em tempos de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.61203/2347-0658.v11.n1.36521Palavras-chave:
ensino superior, ciência, desigualdade, tecnologia e inovaçãoResumo
Há pelo menos trinta anos se projeta a promessa de que o progresso científico e tecnológico garantirá o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, realizando os valores da razão e do bem-estar para todos. Ao contrário das grandes aspirações e conquistas previstas pelo movimento de globalização no mundo, vivemos hoje um retrabalho da exclusão que se intensificou com a pandemia provocada pela doença COVID-19 e que tem levado ao agravamento das desigualdades que se projetam ao mundo como um espaço fragmentado no qual poucos se beneficiam da concentração de riquezas que leva grandes segmentos da população mundial a viver à margem da chamada “civilização”. É o caso do acesso ao ensino superior no México, mas também de sua permanência e relação com a desigualdade. Em particular, é interessante reavaliar as relações entre o ensino superior - nomeadamente a formação profissional nas universidades públicas - ciência, tecnologia e inovação (CTI) e a sua participação neste processo, à luz de perspectivas teóricas que reconhecem o sistema capitalista como principal limite a uma verdadeira transformação na atual estrutura socioeconômica, ainda mais na época da COVID-19. A partir de uma visão normativa que defende o valor social do conhecimento, acreditamos que existe um amplo quadro de oportunidades para que haja transversalidade na política de ensino superior e de CTI para gerar condições de combate à estrutura da desigualdade.
Downloads
Referências
ANUIES. (2020). Anuario Estadístico 2019-2020. México: ANUIES.
Alzugaray, S., Mederos, L., & Sutz, J. (2013). Investigación e innovación para la inclusión social: la trama de la teoría y de la política. Isegoría, (48), 25–50. Recuperado de https://doi.org/10.3989/isegoria.2013.048.02
Arendt, H. (1954). The Crisis in Education. Recuperado de https://www.normfriesen.info/files/ArendtCrisisInEdTable.pdf
Arocena, R. y Sutz, J. (2016). Universidades para el desarrollo. París: UNESCO.
Aronson, P. (2007). El retorno de la teoría del capital humano. Fundamentos en humanidades, 16, 9–26.
Atkinson, B. (2016). Desigualdad ¿Qué podemos hacer? México: Fondo de Cultura Económica.
Becker, G. S. (1993). Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education. Chicago: University of Chicago Press.
Borrás, S., & Edquist, C. (2019). Holistic innovation policy: theoretical foundations, policy problems, and instrument choices. Oxford: Oxford University Press.
Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1995). La reproducción. Ciudad de México: Fontamara.
Buendía, A.; García Salord, S.; Grediaga, R.; Landesman, M.; Rodríguez-Gómez, R.; Rondero, N.; Rueda, M. y Vera, H. (2017). Queríamos evaluar y terminamos contando: alternativas para la evaluación del trabajo Académico. Sociológica, 32 (92), 309-326,
Buendía Espinosa, A., & Escorcia Romo, R. (2019). Presentación. En J. M. Corona Alcantar, & A. Buendía Espinosa, Desigualdad y pobreza (pp. 11-30). México: Bonilla Artigas y UAM.
Buendía, A. (2020). Revisitar las políticas para la educación superior en México: ¿de su agotamiento a su transformación? Universidades. Revista de la Universidades de América Latina y el Caribe, (86), 35-52.
Buendía, A. (2021). Imaginar la UAM Xochimilco: rutas para la recreación colectiva desde la tradición, la innovación, la inflexión y el futuro deseado. Reporte técnico.
Cimoli, M., Porcile, G., Primi, A., & Vergara, S. (2005). Cambio estructural, heterogeneidad productiva y tecnología en América Latina. En M. Cimoli. (Ed.), Heterogeneidad estructural, asimetrías tecnológicas y crecimiento en América Latina (pp. 9-39). Chile: Publicación de las Naciones Unidas.
Daza, J. D. (2011). Los usos sociales del conocimiento. A propósito de las relaciones universidad-sociedad. Administración & Desarrollo, 39(53), 7-22.
Dubet, F. (2015). Solidaridad ¿Por qué preferimos la desigualdad? (aunque digamos lo contrario). Buenos Aires: Siglo XXI.
Dueck, C. e Inda, G. (2006). La teoría de la estratificación social de Weber: un análisis crítico. Revista Austral de Ciencias Sociales 11(01), 05-24. Recuperado de http://revistas.uach.cl/pdf/racs/n11/art01.pdf
Dutrénit, G., & Sutz, J. (2014). Sistemas de innovación para un desarrollo inclusivo. La experiencia Latinoamericana. México DC: Foro Consultivo Científico y Tecnológico.
Escorcia, R. (2021). Clases sociales, desigualdad y democracia excluyente en el siglo XXI. México: en prensa.
García, N. (2121). Experiencias universitarias y transición al empleo de los egresados de licenciatura de una universidad privada. (Tesis de grado en proceso).
Ibarra, E. (2001). La universidad en México hoy: gubernamentalidad y modernización. México: UAM/UAM-I/UDUAL.
Kent, R., Didou, S., y De Vries, W. (2001). Reformas financieras en las universidades públicas en México: años noventa, págs. 235-266. En R. Kent R, Experiencias de reforma en la educación superior en América Latina: los años noventa (pp.235-266). México: DIE-CINVESTAV.
Latapí, P. (2007). Conferencia magistral al recibir el doctorado Honoris Causa de la Universidad Autónoma Metropolitana. Perfiles Educativos, XXIX(115), 113-122.
Littler, J. (2018). Against Méritocracy. Culture, power and myths of mobility. New York: Routledge.
Marx, K. (2009). El capital. El proceso global de la producción capitalista. México: Siglo XXI.
Navarro Leal, M. A. (1998). Consideraciones teóricas para el estudio de egresados. En S. Barranco Ramson et. al, Esquema básico para estudios de egresados (pp.11-18). México: ANUIES.
Navarro-Cendejas, J. (2014). La inserción laboral de los egresados universitarios. Perspectivas teóricas y tendencias internacionales en la investigación. México, ANUIES.
Piketty, T. (2013). Capital in the Twenty-First Century. Massachusetts London: Harvard University Press Cambridge.
Puyana Mutis, A. (2018). Crisis económica y crisis de la teoría económica. Notas para el debate. Perfiles latinoamericanos, 26(51), 351-378. Recuperado de https://perfilesla.flacso.edu.mx/index.php/perfilesla/article/view/649
Rawls, J. (1995). Teoría de la Justicia. México: Fondo de Cultura Económica.
Rivera del Río, R.; Buendía Espinosa, A. y Pérez Díaz, A. B. (2021). Entre la desigualdad y la meritocracia: rutas y huellas de la equidad. El caso de Chapingo. México: Universidad Autónoma Metropolitana.
Rodríguez-Abitia, G., & Kriscautzky-Laxague M. (2018). Uso de tecnologías de información y comunicación en la educación superior en México. Recuperado de https://educatic.unam.mx/publicaciones/estudio-uso-tic-educacion-superior-mexico.pdf
Roemer, J. (1998). Equality and Oportunity. Cambridge: Harvard University Press.
Sandel, M. (2009). Justicia ¿hacemos lo que debemos? Madrid: De Bolsillo.
Sandel, M. J. (2020). The tyranny of merit: What’s become of the common good? United Kingdom: Penguin.
Sen, A. (1976). Poverty: An Ordinal Approach to Measurement. Econométrica, 44 (2), 219-231.
Sen, A. (1979). Equality of What? En S. McMurrin (Ed.), Tanner Lectures on Human Values (pp.195-220). Reino Unido: Cambridge University Press.
Thurow, L. y Lucas, R. (1972). The american distribution of income: a structual problem. Washington: U.S. Government Printing Office.
UNESCO, IDS y ISSC. (2016). World Social Sciences Report. Challenging Inequalities. Pathways to a Just World. París: UNESCO Publishing.
Universidad Autónoma Metropolitana. (UAM). (2021). Proyecto Emergente de Enseñanza Remota. Recuperado de https://www.uam.mx/educacionvirtual/uv/peer.html
Weber, M. (1997). Historia económica general. México: Fondo de Cultura Económica
Young, M. (1958). The rise of the Méritocracy 1870-2033. Bristol: Western Printing Services Ltd.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicaram com esta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores devem manter seus direitos autorais e garantir à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Creative Commons de Reconhecimento que permite que terceiros compartilhem o trabalho, desde que seu autor seja indicado e sua primeira publicação seja esta revista.
b. Os autores podem adotar outros acordos de licenciamento não exclusivos para a distribuição da versão publicada da obra (por exemplo, depositando-a em arquivo telemático institucional ou publicando-a em volume monográfico), desde que seja indicada a publicação inicial nesta revista.
c. Os autores são autorizados e incentivados a divulgar os seus trabalhos através da Internet (por exemplo, em arquivos telemáticos institucionais ou no seu sítio Web) após a publicação do artigo, o que pode levar a intercâmbios interessantes e a citações acrescidas dos trabalhos publicados. (Ver O Efeito do Acesso Aberto).