ACESSO ABERTO -E CIÊNCIA ABERTA- NA AGENDA UNIVERSITÁRIA ARGENTINA: SOCIOGÊNESE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.61203/2347-0658.v13.n1.44210Resumo
O AcessoAberto, como parte do paradigma da ciência aberta, passou a fazer parte da agenda dos debates atuais sobre a relação entre a produção de conhecimentoeminstituições públicas e as diferentes formas de apropriação privada. Na Argentina, a Lei 26899 (aprovadaem 2013) determina a publicação e a disponibilização gratuita emrepositóriosinstitucionais de acessoaberto de toda a produção do sistema científico argentino, incluindotodas as universidades públicas. Aoaprovar este estatuto, o país tornou-se um líder regional nesta área. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maisampla sobre a sociogênesedessa política pública. Aoanalisaresseprocesso, o artigo destaca cinco experiênciasuniversitáriaspioneiras que tiveramum papel decisivo: as práticas de acessoabertoganharam forma e identidadenessasinstâncias e, posteriormente, transformaram-se em política pública. Em termos teórico-metodológicos, o artigo adopta umaperspetivasocioantropológicabaseadanateoria das práticassociais de Pierre Bourdieu e nasferramentas analíticas de Stephen Ball para o estudo das políticas. Sobessaabordagem, o artigo relata um ciclo político que relaciona as políticas universitárias dos anos 1990, ressignificadas pelas equipes universitáriaspioneiras, comseusefeitosnas políticas de ciência e tecnologiaadotadasnasduas décadas seguintes.
Downloads
Referências
Ball, S. J., y Bowe, R. (1992). Subject departments and the “implementation” of national curriculum policy: Anoverview of theissues. Journal of CurriculumStudies, 24(2), 97-115. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/248986176_Subject_Departments_and_the_Implementation_of_National_Curriculum_Policy_An_Overview_of_the_Issues
Ball, S. (2002). Textos, discursos y trayectorias de la política: la Teoría Estratégica. Revista Páginas, (2-3). Recuperado de: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/pgn/article/view/14985
Ball, S. (2014). Globalización, mercantilización y privatización: tendencias internacionales en Educación y Política Educativa. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 22(41). Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275031898058
Beech, J., y Meo, A. I. (2016). Explorando el uso de las herramientas teóricas de Stephen J.Ball en el estudio de las políticas educativas en América Latina. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(23). Recuperado de: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2417
Bourdieu, P. (2014). Sobre el Estado. Barcelona, España: Anagrama.
Buchbinder, P. (2005). Historia de las universidades argentinas. Buenos Aires, Argentina: Sudamericana.
Ceriotto, P., y Testa, P. (2011). LUCIS directrices y recomendaciones para la aplicación de metadatos en repositorios institucionales. SID UNCuyo. Recuperado de: https://bdigital.uncu.edu.ar/4123
Ceriotto, P., y Testa, P. (2012). Directrices SNRD (2012) Directrices para proveedores de contenido del Sistema Nacional de Repositorios Digitales. Buenos Aires, Argentina: Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva.
Chiroleu, A., y Marquina, M. (2012). Tiempos interesantes: complejidades, contradicciones e incertidumbres de la política universitaria actual. En A.Chiroleu., M. Marquina.,y E. Rinesi., (Comp.), La política universitaria de los gobiernos Kirchner: continuidades, rupturas, complejidades (pp. 9-23). Los Polvorines, Argentina: Universidad Nacional de General Sarmiento.
Cowan Ros, C. (2016). Estatalidades, políticas públicas y movimientos sociales en su configuración interdependiente: una perspectiva analítica. Revista Científica ContestedCities – WorkingPapers Series. Departamento de Ciencia Política y Relaciones Internacionales. Universidad Autónoma de Madrid.
De Giusti, M. R., Sobrado, A., Lira, A. J., Vila, M. M. y Villarreal, G. L. (2008). SeDiCI Servicio de Difusión de la Creación Intelectual-UNLP. Revista Interamericana de Bibliotecología, 31. Recuperado de: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/5524
De Giusti, M. R., Oviedo, N., Lira, A. J., Sobrado, A., Martínez, J. P., Pinto, A. V. (9 de mayo de 2011). SeDiCI-Desafíos y experiencias en la vida de un repositorio digital. [Conferencia sobre Bibliotecas y Repositorios Digitales Vol.I].Bogotá, Colombia. Recuperado de http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/5528
De Volder, C. (2008). Los repositorios de acceso abierto en Argentina: situación actual. Información Cultura y Sociedad, (19), 79-89.Recuperado de http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS/article/view/833
Dunayevich, J. y Novick, F. (17-18 de septiembre de 2014). Orígenes de Internet en Argentina: segunda parte. Memorias del III Simposio de Historia de la Informática de América Latina y el Caribe (SHIALC 2014).Universidad de la República Montevideo, Uruguay.
Fushimi, M. (11-12 de noviembre de 2010). La biblioteca como espacio de construcción y difusión de la producción científica de las instituciones académicas. II Encuentro Iberoamericano de Editores Científicos. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Buenos Aires, Argentina. Recuperado de: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/111644
García Guadilla, C. (2003). Balance de la década de la globalización y de las políticas educativas en los sistemas de educación superior de América Latina y el Caribe. En Mollis, M. (Comp.), Las universidades en América Latina: ¿reformadas o alteradas? La cosmética del poder financiero (pp. 17-37). Buenos Aires, Argentina: CLACSO.
Gómez, N. D. (2001). La conducta informativa de los físicos:un estudio cualitativo de usuarios. Información, Cultura y sociedad, (4), 23-36.
Gómez, N. D. y Arias, O. M. (2002). El cambio de paradigma en la comunicación científica. Información, cultura y sociedad, (6), 93-102. Recuperado de https://doi.org/10.34096/ics.i6.984
Gurmendi, M. L. y Williams, R. D. (2013). La construcción de Comunidades de Práctica para asegurar el avance de las TICs en el Sistema Universitario Nacional Argentino.Cartagena de Indias, Colombia. Recuperado de http://tical2014.redclara.net/doc/ACTAS_TICAL2013.pdf
Lattuada, M. J. y Giba, G. S. (2015). Una introducción a la Ley de Repositorios Abiertos para Ciencia y Tecnología. Debate Universitario, 2(4), 79-99. Recuperado de http://www2.biblio.unlp.edu.ar/jubiuna/capacitacion/taller-sobre-politicas-de-acceso-al-conocimiento-cientifico-en-las-uunn/4588-24144-1-PB-2.pdf
Lauría, D. (1999). El FOMEC y las bibliotecas universitarias: políticas y acciones. Buenos Aires, Argentina: Secretaría de Políticas Universitarias.
Mainardes, J. (2006). Abordagem do ciclo de políticas: umacontribuição para análise de politicaseducacionais. Educação&Sociedade,27 (94), 47-69.Recuperado dehttps://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/abstract/?lang=pt
Marmonti, E., Piñeiro, I., Gurmendi, M. L. (2-3 de Julio de 2012). Acceso Abierto al conocimiento científico, repositorios digitales y adopción de estándares desde el SIU. Segunda Conferencia de Directores de Tecnologías de Información y Comunicación de Instituciones de Educación Superior, TICAL 2012. Gestión de las TICs para la Investigación y la Colaboración, Lima, Perú. Recuperado de: https://documentas.redclara.net/bitstream/10786/815/1/031_Acceso_abierto_al_conocimiento_cientifico.pdf
Mollis, M. (2003). Un breve diagnóstico de las universidades argentinas: identidades alteradas. En Mollis, M. (Comp.), Las universidades en América Latina. ¿Reformadas o alteradas? (pp. 203-216). Buenos Aires, Argentina: CLACSO.
Oszlak, O. (Coord.). (2003). Evaluación del Programa Fondo para la Mejora de la Calidad Universitaria. Buenos Aires, Argentina: Secretaría de Políticas Universitarias.
Pacheco, M. C. (2021). Universidades y política pública de Acceso Abierto: desandando el camino de la Ley de creación de repositorios digitales en Argentina. [Tesis de doctorado, Instituto de Investigación y Formación en Administración Pública, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Córdoba].https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/547884
Pacheco, M. C. (2023). Una construcción teórico metodológica para el estudio de la política pública: El caso del acceso abierto en Argentina. Revista Perspectivas Metodológicas, 23.
Recuperado de: https://doi.org/10.18294/pm.2023.4377
Pichinini, M. (2010). Los repositorios institucionales como vía de acceso abierto al conocimiento científico.En Cyranek, G. (Ed.),Greenstone: Un software libre de código abierto para la construcción de bibliotecas digitales. Experiencias en América Latina y el Caribe(pp.33-45). Montevideo, Uruguay: UNESCO.
Piñeiro, I. (1999). Bibliotecas Digitales. Informe de avance de tesis de Maestría Interpatagónica en Gestión de la Información. Comodoro Rivadavia, Argentina: Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco.
Puiggrós, A. (2015). Imperialismo y educación en América Latina. Buenos Aires, Argentina: Colihue.
Sanllorenti, A. M. y Pelaya, L. (2010). Las amenazas a la misión de las Bibliotecas y la legislación de derecho de autor en Argentina. En Busaniche, B. (Ed.), Argentina Copyleft. La crisis del modelo de derecho de autor y las prácticas para democratizar la cultura (pp. 51-56). Villa Allende, Argentina: Fundación Vía Libre.
San Martín, P. S., Guarnieri, G. y Bongiovani P. C. (2014). Propuesta sociotecnológica para el desarrollo de repositorios de Acceso Abierto adecuados al contexto universitario argentino. E-Ciencias de la Información, 4(2), 1-27. Recuperado de https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/10828
San Martín, P. S., Guarnieri, G., Rodríguez, G. L., Bongiovani, P. C., y Sartorio, A. R. (2010). El dispositivo hipermedial dinámico Campus virtual UNR. Recuperado dehttps://rephip.unr.edu.ar/handle/2133/1390
Santos, B. S. (2005). La universidad en el siglo XXI. Para una reforma democrática y participativa de la universidad. Buenos Aires, Argentina: Laboratorio de Políticas Públicas - Miño y Dávila.
Texidor, S. (2007).Visibilidad de las bibliotecas universitarias argentinas en los informes de evaluación externa de la CONEAU 1998-2006 (trabajo de grado). Universidad de Salamanca,Salamanca, España. Recuperado dehttp://hdl.handle.net/10760/10708
Whitchurch, C. (2008). Shifting Identities and Blurring Boundaries: the Emergence of Third Space Professionals in UK Higher Education. Higher Education Quarterly, 62(4), 377-396. Recuperado dehttps://cshe.berkeley.edu/sites/default/files/publications/2008shifting_identities_blurring_boundaries_the_changing_roles_of_professional_managers_in_higher_education.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Integración y Conocimiento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicaram com esta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores devem manter seus direitos autorais e garantir à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Creative Commons de Reconhecimento que permite que terceiros compartilhem o trabalho, desde que seu autor seja indicado e sua primeira publicação seja esta revista.
b. Os autores podem adotar outros acordos de licenciamento não exclusivos para a distribuição da versão publicada da obra (por exemplo, depositando-a em arquivo telemático institucional ou publicando-a em volume monográfico), desde que seja indicada a publicação inicial nesta revista.
c. Os autores são autorizados e incentivados a divulgar os seus trabalhos através da Internet (por exemplo, em arquivos telemáticos institucionais ou no seu sítio Web) após a publicação do artigo, o que pode levar a intercâmbios interessantes e a citações acrescidas dos trabalhos publicados. (Ver O Efeito do Acesso Aberto).