INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO, O QUE A PANDEMIA REVELA

Autores

  • Mabela Ruiz Barbot Universidad de la República (Udelar)
  • Virginia Fachinetti Universidad de la República (Udelar)
  • Silvia Piriz Bussel Universidad de la República (Udelar)
  • Cecilia Pereda Universidad de la República (Udelar)
  • Sandra Fraga Universidad de la República (Udelar)

Palavras-chave:

intensificação, trabalho acadêmico, pandemia, universidade pública

Resumo

O artigo apresenta o conhecimento emergente na cruz da pandemia como acontecimento social e a intensificação do trabalho acadêmico na universidade pública do Uruguai. Faz parte de uma investigação mais ampla que procurou compreender a experiência de ensino dos docentes da universidade em um contexto social e institucional marcado por processos de diversificação, intensificação e individualização da vida acadêmica. Baseou-se numa metodologia qualitativa, entrevistas em profundidade que abrangeram dimensões das suas biografias e trajetórias acadêmicas. Docentes universitários com trajetória no serviço correspondente (graus 3, 4 e 5), homens e mulheres das três macroáreas da Universidade. Desde suas vozes, a pandemia surge como uma exacerbação do que já estava acontecendo: o teletrabalho, a disposição para estar sempre conectado, sem existir uma separação do tempo livre e do trabalho, do espaço da universidade e do lar. O docente vive como sujeito do instante, sendo exigido para ter uma reação cada vez mais rápida. O abrangem os tempos vertiginosos de produção, bem como a permanente necessidade de definir tempos, espaços, prioridades em relação a uma heterogeneidade de tarefas a completar. Ele está dividido entre o sofrimento causado pelas exigências de si mesmo diante da intensificação do trabalho acadêmico e o amor à sua disciplina, à pesquisa, ao ensino, à extensão.  Hoje, a pós-pandemia convida a não esquecer, a parar e refletir, a contata com The Slow Professor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mabela Ruiz Barbot, Universidad de la República (Udelar)

    Licenciada en Sociología, Universidad de la República, Uruguay. Magister en Ciencias de la Educación con mención en investigación educativa, Centro de Investigación y Experimentación Pedagógica, Uruguay/International Development Research Center, Canadá. Doctora en Ciencias Sociales, FLACSO-Argentina. Profesora Titular (G°5) e Investigadora en la Facultad de Psicología de la Universidad de la República (hoy, docente libre). Integrante del Sistema Nacional de Investigadores –ANII- (2019 – 2022). Coordinadora de la Maestría en Psicología y Educación (2004-2012; 2017-2021), Integrante del Comité Académico del Doctorado en Educación de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (2017-2023).

  • Virginia Fachinetti, Universidad de la República (Udelar)

    Licenciada en Psicología, Universidad de la República. Magister en Psicología y Educación, Facultad de Psicología-Udelar. Candidata a Doctora en Educación, Universidad de la República. Prof. Adj. Departamento de Educación, Facultad de Enfermería; Asistente en Unidad Académica-Pro rectorado de Enseñanza. Universidad de la República.

  • Silvia Piriz Bussel, Universidad de la República (Udelar)

    Licenciada en Educación, Universidad de la República. Magister en Enseñanza Universitaria, Universidad de la República, Candidata a Doctora en Educación, Universidad de la República. Docente Asistente G.2 Facultad de Psicología, Universidad de la República. Asistente en Educación. Dirección de Planificación Educativa, Administración Nacional de Educación Pública.

  • Cecilia Pereda, Universidad de la República (Udelar)

    Licenciada en Trabajo Social, Licenciada en Sociología y Magíster en Sociología por la Universidad de la República (Uruguay), Doctora en Ciencias Sociales por la Universidad Nacional General Sarmiento y el Instituto de Desarrollo Económico y Social de Argentina. Profesora Adjunta del Instituto de Psicología, Educación y Desarrollo Humano de  la Facultad de Psicología de la Universidad de la República.

  • Sandra Fraga, Universidad de la República (Udelar)

    Licenciada en Psicología, Magister en Enseñanza Universitaria. Profesora Adjunta del Instituto de Psicología, Educación y Desarrollo Humano, de la Facultad de Psicología de la Universidad de la República. Integró la cohorte 2024 de la Especialización en Extensión en Educación Superior por la Universidad Nacional de Rosario, Argentina

Referências

Achilli, E. (2004). De políticas educativas y otredades próximas (reflexiones sobre algunas transformaciones socioculturales del campo universitario). VII Congreso Argentino de Antropología Social.

Alvárez Pedrosian, E. (2010). Tras la exploración de lo cualitativo y singular. Fenomenología, hermenéutica y más allá. De la epistemología a la metodología y viceversa. Universidad de la República, Uruguay.

Araujo, A. M. (2013). Todos los tiempos, el tiempo. Trabajo y vida cotidiana en la Hipermodernidad. Editorial Conquista y Triunfo.

Bárcena, F. (2020). ¿Qué significa dar una clase? Sobre profesores y estudiantes. Recuperado de: https://www.cuartopoder.es/ideas/2020/06/04/que-significa-dar-una-clase-sobre-profesores-y-estudiantes

Berg, M. & Seeber, B. (2022). The Slow Professor: desafiando la cultura de la rapidez en la academia. Granada. Editorial Universidad de Granada

Bordoli, E. y Conde, S. (2016). El progresivo encanto por la gestión privada: análisis de los modelos de la gestión pública-privada en enseñanza media en Uruguay (2002-2013). Educ.Soc. 37 (134), pág.73-90.

Chaui, M. (2018). La ideología de la competencia. De la regulación fordista a la sociedad del conocimiento. Futuro Anterior Ediciones/Nuevos emprendimientos Editoriales (NED).

De Gaulejac, V. y Aubert, N. (2017). El costo de la excelencia. ¿Estamos tan seguros de que haya que seguir ganando siempre, incluso en el ámbito del espíritu? Entre Acacias, S.L.

De Gaulejac, V. (2009). Prefacio. En El porvenir de la sensibilidad, los sentidos y los sentimientos en cuestión. Nueva Visión.

Dejours, Ch. (2015). El sufrimiento en el trabajo. Topia Editorial.

Didriksson Takayanagui, A. (2022). Jornadas de Investigación en Educación Superior (JIES, 2021) -UDELAR. Conferencia inaugural. Integración Y Conocimiento, 11(2), 111–119. Recuperado de: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/38436

Han, B-Ch. (2021). La sociedad paliativa. Herder Editorial.

Han, B-Ch. (2015). El aroma del tiempo. Un ensayo filosófico sobre el arte de demorarse. Herder Editorial.

Han, B-Ch. (2012). La sociedad del cansancio. Herder Editorial.

Lipovestky, G. (2018). El individualismo en la época hipermoderna. Universidad Diego Portales. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=_uQjdAueTUQ.

Ruiz Barbot, M. Fraga, S., Pereda, C., & Villaverde, M. (2022) Pandemia e intensificación del trabajo docente en la universidad pública. De Prácticas y Discursos. Cuadernos de Ciencias Sociales, (11), N°18.

Sanchez Cerón, M. (2018). La intensificación del trabajo docente en tres países latinoamericanos. Voces y silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 9 (1), pp. 4-27.

Sánchez López, C. & Martínez Alcántara, S. (2014). Condiciones de trabajo de docentes universitarios, satisfacción, exigencias laborales y daños a la salud. Salud de los Trabajadores, 22 (1), pp.19-28.

Sennet, R. (2000). La corrosión del carácter. Las consecuencias personales del trabajo en el nuevo capitalismo. Anagrama Colección Argumentos.

Skliar, C. (2020). Prólogo: Del Elogio del estudio. En Elogio del Estudio. Miño y Dávila.

Simons, M. y Masschelein, J. (2014). Defensa de la escuela. Una cuestión pública. Miño & Dávila.

Sisto, V. (2012). Identidades Desafiadas: Individualización, Managerialismo y Trabajo Docente en el Chile Actual. Scielo-Psykhe, 21 (2), pp. 35-46.

Terigi, F. (2020). Aprendizaje en el hogar comandado por la escuela: cuestiones de descontextualización y sentido. En Pensar la educación en tiempos de pandemia. Entre la emergencia, el compromiso y la espera. Editorial Universitaria. Libro digital, PDF-(Políticas educativas; 6).

Universidad de la República (1958). Ley Orgánica de la Universidad de la República. Ley 12.549de16/X/1958. Recuperado de: https://dgjuridica.udelar.edu.uy/ley-organica/

Villagra, M. A. (2015). El actual trabajo docente universitario en Argentina: alertas para repensar. Educar em Revista, 57, pp.115-129.

Walker, V. (2021). Trabajo docente y capitalismo académico. Girando las lentes para comprender el trabajo cotidiano en la universidad contemporánea. Praxis Educativa 25(3), pp.1-18.

Walker, V. (2017). El trabajo docente universitario como práctica relacional: sujetos, saberes e instituciones. Educación, Lenguaje y Sociedad, 14(14), pp. 1-35.

Walker, V. (2016). El trabajo docente en la universidad: condiciones, dimensiones y tensiones. Perfiles Educativos, 38 (153), pp. 105-119.

Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

DOSSIER: INNOVACIONES EN EL ESTUDIO EN LAS UNIVERSIDADES EN CONTEXTO DE PANDEMIA Y DE POSPANDEMIA

Como Citar

INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO, O QUE A PANDEMIA REVELA. (2024). Integración Y Conocimiento, 13(2), 27-45. https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/45898

Artigos Semelhantes

131-139 de 139

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.