Perspectivas conceptuais e estratégias de ensino sobre o passado recente em Mendoza, a partir de uma perspetiva de direitos humanos
Palavras-chave:
História recente, Terrorismo de Estado, Pedagogia da memória, Abordagem dos direitosResumo
O objeto de interesse deste trabalho é constituído por práticas de transmissão e elaboração do passado recente em que se cruzam a investigação académica e a pedagogia com uma perspetiva de direitos humanos em Mendoza, Argentina. As duas dimensões através das quais a análise é realizada consideram, por um lado, as formas como os professores conceptualizam o plano de extermínio que teve lugar no nosso país durante os anos 70 e 80 e, por outro lado, as estratégias pedagógicas que põem em prática no processo de transmissão/elaboração do passado recente nas escolas. A metodologia de investigação é qualitativa. Apresenta os resultados de cinco entrevistas em profundidade a professores que adoptam uma perspetiva de direitos humanos. Os seus relatos permitem uma visão geral das suas concepções sobre o passado recente e a violência repressiva, bem como das formas como têm abordado a questão nas escolas secundárias. A reflexão centra-se nas duas primeiras décadas deste século, mas inclui também um relato historicizado da entrada da chamada história recente no currículo escolar. Os resultados permitem-nos rever e questionar o alcance das categorias desenvolvidas pela investigação académica, ilustrando outros usos e conceptualizações no campo do ensino.
Downloads
Referências
Alonso F. y Rubinzal, M. (2004). Memorias de la dictadura: el pasado reciente y la práctica docente. De Signos y Sentidos. Estudios Semióticos y Análisis del Discurso en Humanidades, Artes y Ciencias Sociales, 2, pp. 31-53.
Calveiro, P. (1998). Poder y desaparición. Los campos de concentración en la Argentina. Buenos Aires: Colihue.
Calveiro, P. (2006). Puentes de la Memoria: terrorismo de Estado, sociedad y militancia. Revista Lucha Armada en la Argentina, 1 (1), pp. 71-77.
Comisión Nacional sobre la Desaparición de Personas (CONADEP) (1984). Nunca más. Buenos Aires: Eudeba.
De Amézola, Gonzalo (2018). ¿Qué saben los estudiantes secundarios de la última dictadura? Fortalezas y debilidades de la formación de ciudadanos en las clases de Historia de escuelas secundarias de la ciudad de La Plata. Clío & Asociados. La Historia Enseñada, 27, 30-42.
De Amézola, G. y D’Achary. C. (2013). “Una dictadura para los niños. Las conmemoraciones del 24 de marzo en escuelas primarias de la provincia de Buenos Aires y la influencia de las revistas de EDIBA”. Clío & Asociados. La Historia Enseñada, 17, pp. 1-20.
De Amézola, G., Dicroce, C. y Garriga, M.C. (2009). La enseñanza de la historia reciente y las relaciones pasado-presente en el aula: Una aproximación desde los discursos didácticos. Clío & Asociados, 13, 104-131.
Dono Rubio, S. (2007). El país de Nunca Más en la clase escolar. Hacer memoria, hacer historia. XI Jornadas Interescuelas/ Departamentos de Historia. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Tucumán.
Duhalde, E. L. (2013). El estado terrorista argentino. Buenos Aires: Colihue.
Fajardo, M. (2019). Experta en pedagogía de la memoria: «Enseñar la historia reciente es clave para tener un ejercicio pleno de los derechos políticos» El Mostrador, Santiago de Chile, 8 de julio de 2019. Disponible: https://www.elmostrador.cl/cultura/2019/07/08/experta-en-pedagogia-de-la-memoria-ensenar-la-historia-reciente-es-clave-para-tener-un-ejercicio-pleno-de-los-derechos-politicos/
Feierstein, D. (2007). El genocidio como práctica social. Entre el nazismo y la experiencia argentina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Feierstein, D. (2012). Memorias y representaciones. Sobre la elaboración del genocidio. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Franco, M. y Levin, F. (2007). El pasado cercano en clave historiográfica. En M. Franco y F. Levin, (comp.) Historia reciente: Perspectivas y desafíos para un campo en construcción (pp. 31-66). Buenos Aires: Paidós.
Freire, P. (1970). Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.
Geoghegan, E. L. (2008). La enseñanza de la historia reciente en las escuelas medias de la provincia de Buenos Aires: el partido de Morón. Clío & Asociados. La Historia Enseñada, 12 pp. 109-122.
González, M. P. (2012). Historia y memoria del pasado reciente en la escuela: una mirada a la propuesta oficial. Quinto Sol, 16, (2).
Levin, F. P. (2007). El pasado reciente en la escuela, entre los dilemas de la historia y la memoria. En: G. Schujman & I. Siede (coords.) Ciudadanía para armar. Apuntes para la formación ética y política (157-178) Buenos Aires: Aique.
Levy, G. (2011). El presente del pasado: las representaciones acerca del pasado dictatorial en estudiantes de escuelas secundarias del partido de Tres de Febrero”. Revista de estudios sobre genocidio, 5, pp. 27-39.
Minatti, A. (2013). Pedagogía de la Memoria. Desafíos de la Transmisión y debates en torno al abordaje del pasado reciente con jóvenes. Apertura, 1(1), 1-9. Recuperado de: http://hdl.handle.net/11086/5879
Molina Galarza, M. (2020a). El 24 de marzo en una escuela secundaria: Realización simbólica del genocidio y educación para la democracia en Argentina. Intersticios. Revista Sociológica de Pensamiento Crítico, 14 (1) pp. 71-85. Recuperado de: https://intersticios.es/article/view/20054/13583
Molina Galarza, M. (2020b) Estudios sobre el pasado reciente y la construcción de memorias en escuelas argentinas. Cuadernos Americanos, 173 (3), pp. 153-173. Recuperado de: http://www.cialc.unam.mx/cuadamer/textos/ca173-153.pdf
Pappier, V. y Morras, V. (2008). La construcción de la memoria en la escuela: una mirada a los actores y conflictos que genera la conmemoración del 24 de Marzo. Clío & Asociados. La Historia Enseñada, 12, pp. 173-192.
Portos, J. M. y Capra, M. (2021). Reflexiones en torno a una pedagogía de la memoria. A 45 años del golpe. 19 años de Espacios para la Memoria. Pasado Abierto. 13. pp. 263-272.
Raggio, S. (2004). La enseñanza del pasado reciente. Hacer memoria y escribir la historia en el aula. Clío & asociados. La historia enseñada, 8, pp. 95-111.
Raggio, S. (2021). ¿Qué hacen los jóvenes con el pasado? La experiencia de General Lavalle, Pasado Abierto, 13, pp. 250-262.
Taylor, S. y Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Buenos Aires: Paidós.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que têm publicações com esta revista concordam com os seguintes termos:
a. Os autores retêm seus direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação de sua obra, que está simultaneamente sujeita à Licença de Atribuição Creative Commons que permite a terceiros compartilhar a obra desde que seu autor e primeira publicação nesta revista sejam indicados.
b. Os autores podem adotar outros acordos de licenciamento não exclusivos para a distribuição da versão publicada da obra (por exemplo, depositando-a em um arquivo telemático institucional ou publicando-a em um volume monográfico), desde que seja indicada a publicação inicial nesta revista.
c. Os autores são permitidos e incentivados a divulgar seus trabalhos via Internet (por exemplo, em arquivos telemáticos institucionais ou em seu website) após o processo de publicação, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações do trabalho publicado (ver O Efeito Acesso Aberto).