Um modelo de supervisão com Equipe Reflexiva para a formação de terapeutas com abordagem integrativa
HTML (Espanhol)
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

supervisão
equipe reflexiva
psicoterapia integrativa
treinamento

Como Citar

García-Fernández, P. (2022). Um modelo de supervisão com Equipe Reflexiva para a formação de terapeutas com abordagem integrativa. Pinelatinoamericana, 2(2), 125-136. https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/pinelatam/article/view/38374

Resumo

Este artigo descreve um modelo de supervisão clínica que utiliza a Equipe Reflexiva (ER) como proposta para a formação de psicoterapeutas com abordagem integrativa. As bases teóricas da ER e os objetivos da supervisão são propostos para justificar a escolha deste modelo. Da mesma forma, são descritas a metodologia, técnicas e ferramentas utilizadas na supervisão, bem como seu alcance para se referir aos resultados obtidos.

HTML (Espanhol)
PDF (Espanhol)

Referências

Andersen, T. (1994). El equipo reflexivo. Diálogos y diálogos sobre los diálogos. Barcelona: Gedisa.

Andersen. T. (2003). Una colaboración: algo llamado supervisión. En: G. Licea, I. Paquentín y H. Selicoff (Eds.), Voces y más voces II. Reflexiones sobre supervisión. México: Instituto de Psicoterapia Alinde.

Anderson, H. (2000). Supervision as a collaborative learning community. American Association for Marriage and Family Therapy Supervision Bulletin, 7-10.

American Psychological Association. (2014). Guidelines for Clinical Supervision in Health Service Psychology. http://apa.org/about/policy/guidelines-supervision.pdf

Demichelis Machorro, V. (2019). Counseling en México: un enfoque integrativo. En: A. Tena (Ed.), Psicoterapia integrativa: una aproximación a la práctica clínica basada en evidencias. México: Manual Moderno.

Elkaïm, M. (1989). Si me amas, no me ames. Barcelona: Gedisa.

Fernández, E., London, S. y Tarragona, M. (2003). Las conversaciones reflexivas en el trabajo clínico, el entrenamiento y la supervisión. En G. Licea, I. Paquentín y H. Selicoff (Eds.), Voces y más voces II: El equipo reflexivo en México. México: Instituto de Psicoterapia Alinde.

García-Fernández, P. (2012). Supervisión de la contratransferencia en la orientación psicológica a enfermos crónico-terminales hospitalizados. En Hernández Valderrama, L. y Lozano Treviño, L. (Ed). Psicólogos y Psicoanalistas en Hospitales. Formación, experiencia y reflexiones. México: Manual Moderno.

García-Fernández, P. (2019). Psicoterapia Integrativa con Enfermos Crónicos y Terminales. En: A. Tena (Ed.), Psicoterapia integrativa: una aproximación a la práctica clínica basada en evidencias. México: Manual Moderno.

Hill, C. (2014). Helping Skills. Facilitating exploration, insight and action. (4° ed.) Washington, DC: American Psychological Association.

Ibero Ciudad de México (2019a). Cuestionario de Evaluación de Cursos SEPE 1. https://ibero.mx/alumnos-cuestionario-de-evaluacion-de-cursos-sepe-1

Ibero Ciudad de México (2019b). Voces que trascienden: Reconocen a 113 académicas y académicos por su labor docente. https://vocesquetrascienden.ibero.mx/experiencia-compartida/enseno-y-aprendo-de-manera-colaborativa-en-un-ambiente-de-confianza-basica-y-reglas-claras

Ibero Ciudad de México (2022). Dialogremos. Nuevo modelo de evaluación docente. https://dialogremos.ibero.mx/

Esta cita es esto: https://revistas.uam.es/riee/article/view/riee_14_1_001

Jones-Smith, E. (2012). Theories of counseling and psychotherapy: an integrative approach. Thousand Oaks: Sage Publications.

Lambert, M. J. (1992). Psychotherapy outcome research: implications for integrative and eclectic therapists. En J. C. Norcross, y M. R. Goldfried. Handbook of psychotherapy integration. New York: Basic Books. 94–129.

Lee, O. y Mondragón, R. (2003). Propuesta: Un modelo de supervisión con equipo reflexivo. En G. Licea, I. Paquentín y H. Selicoff (Eds.), Voces y más voces II: El equipo reflexivo en México. México: Instituto de Psicoterapia Alinde.

López-Carrasco, M. A. (1998). La supervisión en la psicoterapia: modelos y experiencias. Puebla: Universidad Iberoamericana. Golfo Centro.

Nassar, S. (2013). Best Practices in Counseling Supervision: Dyadic and triadic approaches. Supervisión para Supervisores. Taller impartido en la Universidad Iberoamericana Ciudad de México.

Norcross, J. S., y Goldfried, M. R. (Eds.), (2005). Handbook of psychotherapy integration (2nd ed.). New York: Oxford University Press.

Prochaska, J. O. y DiClemente, C. C. (2005). The transtheoretical approach. En Norcross, J. & Goldfried, M. (Eds.). Handbook of Psychotherapy Integration. (2nd. Ed.) New York: Oxford University Press. pp. 147–171.

Selicoff. H. (2003). En busca de una buena supervisión. En: G. Licea, I. Paquentín y H. Selicoff (Eds.), Voces y más voces II. Reflexiones sobre supervisión. México: Instituto de Psicoterapia Alinde.

Sotskova, A. y Dosset, K. (2017). Teaching integrative existential psychotherapy: student and supervisor reflections on using an integrative approach early in clinical training. The Humanistic Psychologist, 45(2), 122–133. https://doi.org/10.1037/hum0000049.

Tarragona, M. (1999). La supervisión desde una postura posmoderna. Psicología Iberoamericana, 7(3), 68-76.

Tena Suck, A. (2019). Psicoterapia integrativa: una aproximación a la práctica clínica basada en evidencias. México: Manual Moderno.

White, M. (1997). Narratives of Therapists’ Lives. London: Dulwich Centre Publications.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Pinelatinoamericana

Downloads

Download data is not yet available.