Percepciones de los docentes del aislamiento social, preventivo y obligatorio en el proceso educativo .Córdoba

Autores

  • María Eva Peralta
  • María Celeste Roggia

Palavras-chave:

professores, pandemia, isolamento, crise, incerteza

Resumo

Introdução no atual ano de 2020, a humanidade se deparou com uma situação particular de
Pandemia devido ao coronavírus Covid19. A total interrupção das aulas presenciais, em todos
os níveis, e a passagem para o virtual como modalidade de ensino, colocaram professores e
alunos no mundo da virtualidade, construindo novos mecanismos para garantir a continuidade
do processo de aprendizagem. O objetivo foi determinar quais as percepções dos professores
sobre o isolamento social, preventivo e obrigatório no processo educacional. Cordoba. Método
estudo exploratório, descritivo e transversal. Fonte primária. Foi utilizada uma pesquisa que
foi elaborada com a ferramenta de um Formulário Google. Amostra (n = 85), para análise estatística Google Forms e Google Analytics Reports. Resultados foram recebidas 85 pesquisas
com professores. Dos quais 12,5% trabalham no nível inicial, 11,8% no nível primário, 42,4%
no nível secundário, 15,3% no nível superior e outros 17,6%. Do total dos inquiridos, 35,3%
afirmam que se sentem acompanhados pelas diferentes medidas tomadas pelos seus superiores,
51,8% afirmam que se sentem parcialmente acompanhados. Em relação à flexibilidade, 4,7%
afirmam ter que fazê-la no método de avaliação, 5,9% nos objetivos propostos, 11,8% na atribuição de tarefas e 76,5% ao longo do processo. Quanto à adaptação dos alunos, estes caíram
entre o ponto 2 e 4, sendo o ponto 3 o de maior relevância com 63,5%. O ponto 2 recebeu
23,5% e 4 12,9%. Conclusões os professores expressaram estar aptos a se adaptar ao novo
sistema e se sentiram acompanhados pelos colegas e parcialmente acompanhados pelos superiores. Eles foram flexíveis aos ajustes da tarefa educacional e de acordo com sua percepção os
alunos se adaptaram parcialmente.

Biografia do Autor

  • María Eva Peralta

    Esp. Lic. en Psicología Clínica. Fundación Instituto Universitario en Ciencias de los Sistemas Humanos
    (FUNDAIF)

  • María Celeste Roggia

    Esp. Lic. en Psicología Clínica. Fundación Instituto Universitario en Ciencias de los Sistemas
    Humanos (FUNDAIF)

Referências

Arancibia Martini, H.; Castillo Armijo, P. y Saldaña Fernández, J. (2018). Innovación Educativa: perspectivas y desafíos. Ed. Instituto de Historia y Ciencias Sociales, Facultad de Humanidades, Universidad de Valparaíso; Prat 677, Valparaíso ~ Chile. Recuperado de: https://historia.uv.cl/attachments/article/95/ARANCIBIA,%20CASTILLO%20y%20SALDA%C3%91A_Innovacion%20educativa_2018.pdf

Campos, R. (2020). Incertidumbre y complejidad: reflexiones acerca de los retos y dilemas de la pedagogía contemporánea. Revista Electrónica “Actualidades Investigativas en Educación “Universidad de Costa Rica. Recuperado

de: https://www.researchgate.net/publication/28210635_Incertidumbre_y_complejidad_reflexiones_acerca_de_los_retos_y_dilemas_de_la_pedagogia_contemporanea

CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe). (2019). Panorama social de América Latina. (LC/PUB.2019/22-P/Rev.1), Santiago.

Recuperado de: https://www.cepal.org/es/publicaciones/44969-panoramasocial-america-latina-2019

CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) (2020). Naciones Unidas. Informe Especial, 2020. Recuperado de: https://www.cepal.org/

es/temas/covid-19

Fabro, A. (2018). Desafíos actuales de la educación: navegando entre la incertidumbre y las certezas. Revista Aula Universitaria, (19). Recuperado de:

https://doi.org/10.14409/au.v0i19.6870

Franke, M. y Olvera, A. (2018). Principios básicos de la pedagogía sistémica.

Universidad Internacional de Valencia. Recuperado de: https://www.universidadviu.com/principios-basicos-de-la-pedagogia-sistemica/

Expósito, E., & Marsollier, R. (2020). Virtualidad y educación en tiempos de

COVID-19. Un estudio empírico en Argentina. Educación y humanismo,

22(39), 1-22. https://doi.org/10.17081/eduhum.22.39.4214

Ministerio de Salud. (2020). Boletín Oficial de la República Argentina, marzo 2020.

Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio- Decreto N° 297/ 2020. Recuperado de: https://www.argentina.gob.ar/coronavirus/aislamiento

Melo, S. (2020). Ventajas y desventajas del uso de formularios de google. Recuperado de: https://mydatascope.com/blog/es/ventajas-y-desventajas-deluso-de-formularios-de-google/

Morin, E. (1990). Introducción al pensamiento complejo. España. Ed: Gedisa.

Morin, E., Ciurana, R., Motta, R. (2002). Educar en la era planetaria. El pensamiento complejo como Método de aprendizaje en el error y la incertidumbre humana. UNESCO. Universidad de Valladolid.

Muelas, L. R. (2019). La incertidumbre esa asesina silenciosa. Recuperado de:

https://lamenteesmaravillosa.com/la-incertidumbre-esa-asesina-silenciosa/

Sabino, C. (1996). Proyecto de Investigación. Ed: Lumen/Humanitas. Caracas.

Sepúlveda, P. (2020). Educación en línea en cuarentena ¿Cómo ser más que

un docente que lee diapositivas y entusiasmar a los alumnos? La Tercera.

Recuperado de: https://www.latercera.com/que-pasa/noticia/educacion-enlinea-en-cuarentena-como-ser-mas-que-un-docente-que-lee-diapositivas-yentusiasmar-a-los-alumnos/46DEDZB5JVHKBEENXDWGPT76II/

Stolkiner, A. (2020). Tener incertidumbre hoy es un acto de normalidad. Recuperado de: https://www.telam.com.ar/notas/202007/487119-stolkinersalud-mental-cuarentena.html

OMS. (2020). Brote de enfermedad por coronavirus (COVID-19) Acceso/

Emergencias sanitarias/Enfermedades/Nuevocoronavirus2019. Recuperado de: https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus2019?gclid=Cj0KCQiAqo3-BRDoARIsAE5vnaLQNYWwNrYOJoLIPzo3vlw46S8b9WK_kLevK1tpRUjOgPQHSjD-lioaAmSdEALw_wcB

OMS. (2019). Qué es Pandemia. Alerta y respuestas mundiales –GAR- Recuperado de: https://www.who.int/csr/disease/swineflu/frequently_asked_

questions/pandemic/es/

ONU. (2020). ONU advierte que cierre de escuelas puede generar una “catástrofe generacional”. Recuperado de: https://www.dw.com/es/onuadvierte-que-cierre-de-escuelas-puede-generar-una-cat%C3%A1strofegeneracional/a-54432558

ESCUELA DE ENFERMERÍA 19

Picón, G. A., González de Caballero, G. K. y Paredes Sánchez, J. N. (2020).

Desempeño y formación docente en competencias digitales en clases no presenciales durante la pandemia COVID-19. Recuperado de: file:///C:/Users/

carlos/Downloads/778-Preprint%20Text-1115-1-10-20200616%20(1).pdf

Roldán, P.; Dussel, I.; y Fontana, A. (2020). Ministerio de Educación de la Provincia de Córdoba. (2020). Enseñar y estudiar en medios digitales. Recuperado de: https://tuescuelaencasa.isep-cba.edu.ar/institucional/entre-colegasdocentes/nota-ense%C3%B1ar-y-estudiar

UNESCO y Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe.

Comisión Económica para América Latina y el Caribe. (2020). Educación

en tiempos de la pandemia COVID-19. Santiago de Chile. Recuperado de:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374075?locale=es

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

INVESTIGACIONES

Como Citar

Percepciones de los docentes del aislamiento social, preventivo y obligatorio en el proceso educativo .Córdoba. (2020). Crear En Salud, 14. https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/revcs/article/view/31480