El whatsapp: una oportunidad de interacción en contexto de pandemia

Autores

  • Silvia Catalini
  • Julio Torres

Palavras-chave:

dispositivo móvel, aprendizagem, ensino de enfermagem, tutor.

Resumo

O uso do celular e do aplicativo WhatsApp é utilizado massivamente como meio de comunicação, porém, no ambiente universitário, ainda não é reconhecido como meio oficial de comunicação, muito menos como recurso de TIC, sem conteudo, seus benefícios. para iniciar a inovação educacional não pode ser negada. O objetivo dessa experiência foi dar conta do  uso do dispositivo em benefício do processo de ensino-aprendizagem. Os participantes foram três tutores e um total de 58 alunos do curso de graduação em Enfermagem, pertencentes ao campus Reitor Funes, na província de Córdoba, aos quais foi proposta a criação de um grupo
de WhatsApp para a disciplina de Enfermagem em Saúde Mental. plano 86, que é ministrado durante o segundo trimestre de 2020. A proposta enquadra-se no contexto da pandemia Covid 19, pelo que os tutores conceberam que o processo de ensino aprendizagem seja complementado pelas funções do telemóvel e a referida aplicação integrada nos processos de comunicação e
aprendizagem colaborativa, facilitando a transferência de conhecimento através das TIC, por ser uma aplicação universal, gratuita, acessível e pessoal. Foi composto por alunos com idades entre 23 e 53 anos. O grupo permaneceu desde o início da disciplina até o final do período letivo. As principais dúvidas foram relacionadas à experiência prática durante a entrevista holística, trabalhos práticos integrativos relacionados ao diário de bordo e, em menor medida, aspectos específicos de questões administrativas, como requisitos para regularização da questão.

Biografia do Autor

  • Silvia Catalini

    Lic. en Enfermería. Universidad Nacional de Córdoba.
    Contacto: silvia.catalini@mi.unc.edu.ar - ORCID: http://orcid.org/00000003-3907-7235

  • Julio Torres

    Lic. en Enfermería. Universidad Nacional de Córdoba
    Contacto: j-to-2@hotmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6913-4408

Referências

Clement, J. (2019). Más allá de la mensajería instantánea: WhatsApp como una herramienta de mediación y apoyo en la enseñanza de la Bibliotecología. https://www.statista.com/topics/2018/whatsapp/

Chenoll, A. (2018). Hacia una metodología del aprendizaje en línea eficaz y personalizada. Estudio comparativo entre tres modelos de aprendizaje y su eficacia online. En: Revista Azulejo para el aula de español. https://redined.mecd.gob.es/xmlui/handle/11162/184987

Díaz Camacho, J.; Tinajero Villavicencio, M.; Hernández Villafaña, A.; Vital Elías, L. (2019). Las mejores prácticas de la educación en línea. En: Revista Enseñanza e Investigación en Psicología. https://www.revistacneip.org/index.php/ cneip/article/view/26/ 23

Guadamuz-Villalobos, Jairo (2020). Primeros pasos del aprendizaje móvil en Costa Rica: uso de WhatsApp como medio de comunicación en el aula. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/ view/10902/19074

Galvis Panqueva, A. (2019). En Direccionamiento estratégico de la modalidad híbrida en educación superior. Universidad de Los Andes Mena, M. (2018). En Carrera de Especialización en Educación y Nuevas Tecnologías. Módulo Tendencias Emergentes en Intervenciones Educativas en Línea.

Tobon, B.; Tobon, S.;Veytia-Bucheli, M.; Escudero, A. (2018). Hacia un nuevo concepto: Plataformas Virtuales Socio formativas. Revista Espacios. http://www.revistaespacios.com/cited2017/cited2017-27.pdf

Rodríguez Valerio, D. (2020) Información, cultura y sociedad: revista del Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas. https://www.redalyc.org/jatsRepo/2630/ 263062301012/html/index.html

Ruiz Bolívar, Carlos. (2016). Redes Sociales y Educación Universitaria. Paradígma 37(1), 232-256. Recuperado en 25 de noviembre de 2021.

http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512016000100012&lng=es&tlng=es

Instituto Educativo Superior. (2018). El uso de las TIC en la formación de estudiantes en Instituciones de Educación Superior (IES) / Primera edición.

Villahermosa, Centro, Tabasco: Universidad Juárez Autónoma de Tabasco. https://repositorios.fca.unam.mx/anfeca_docs/publicaciones/libros/anfeca_tic_min.pdf

Suárez Ramírez, J., C. (2018) WhatsApp: usos, dimensión emocional, beneficios y perjuicios en la vida de estudiantes universitarios. En: Jornadas Iberoamericanas de Innovación Educativa en el ámbito de las TIC y las TAC. https://accedacris.ulpgc.es/bitstream/10553/52679/2/15.WhatsApp_usos_ dimension.pdf

Schwartzman, G.; Tarasow, F. y Trech, M. (2014). En Aprendizaje abierto y aprendizaje flexible: más allá de formatos y espacios tradicionales. ANEPCeibal, Montevideo. http://www.pent.org.ar/institucional/publicaciones/ dispositivos-tecnopedagogicos-linea-medios-interactivos-para-aprende

Publicado

2022-03-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIENCIAS

Como Citar

El whatsapp: una oportunidad de interacción en contexto de pandemia . (2022). Crear En Salud, 17. https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/revcs/article/view/37133