El whatsapp: una oportunidad de interacción en contexto de pandemia
Palavras-chave:
dispositivo móvel, aprendizagem, ensino de enfermagem, tutor.Resumo
O uso do celular e do aplicativo WhatsApp é utilizado massivamente como meio de comunicação, porém, no ambiente universitário, ainda não é reconhecido como meio oficial de comunicação, muito menos como recurso de TIC, sem conteudo, seus benefícios. para iniciar a inovação educacional não pode ser negada. O objetivo dessa experiência foi dar conta do uso do dispositivo em benefício do processo de ensino-aprendizagem. Os participantes foram três tutores e um total de 58 alunos do curso de graduação em Enfermagem, pertencentes ao campus Reitor Funes, na província de Córdoba, aos quais foi proposta a criação de um grupo
de WhatsApp para a disciplina de Enfermagem em Saúde Mental. plano 86, que é ministrado durante o segundo trimestre de 2020. A proposta enquadra-se no contexto da pandemia Covid 19, pelo que os tutores conceberam que o processo de ensino aprendizagem seja complementado pelas funções do telemóvel e a referida aplicação integrada nos processos de comunicação e
aprendizagem colaborativa, facilitando a transferência de conhecimento através das TIC, por ser uma aplicação universal, gratuita, acessível e pessoal. Foi composto por alunos com idades entre 23 e 53 anos. O grupo permaneceu desde o início da disciplina até o final do período letivo. As principais dúvidas foram relacionadas à experiência prática durante a entrevista holística, trabalhos práticos integrativos relacionados ao diário de bordo e, em menor medida, aspectos específicos de questões administrativas, como requisitos para regularização da questão.
Referências
Clement, J. (2019). Más allá de la mensajería instantánea: WhatsApp como una herramienta de mediación y apoyo en la enseñanza de la Bibliotecología. https://www.statista.com/topics/2018/whatsapp/
Chenoll, A. (2018). Hacia una metodología del aprendizaje en línea eficaz y personalizada. Estudio comparativo entre tres modelos de aprendizaje y su eficacia online. En: Revista Azulejo para el aula de español. https://redined.mecd.gob.es/xmlui/handle/11162/184987
Díaz Camacho, J.; Tinajero Villavicencio, M.; Hernández Villafaña, A.; Vital Elías, L. (2019). Las mejores prácticas de la educación en línea. En: Revista Enseñanza e Investigación en Psicología. https://www.revistacneip.org/index.php/ cneip/article/view/26/ 23
Guadamuz-Villalobos, Jairo (2020). Primeros pasos del aprendizaje móvil en Costa Rica: uso de WhatsApp como medio de comunicación en el aula. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/ view/10902/19074
Galvis Panqueva, A. (2019). En Direccionamiento estratégico de la modalidad híbrida en educación superior. Universidad de Los Andes Mena, M. (2018). En Carrera de Especialización en Educación y Nuevas Tecnologías. Módulo Tendencias Emergentes en Intervenciones Educativas en Línea.
Tobon, B.; Tobon, S.;Veytia-Bucheli, M.; Escudero, A. (2018). Hacia un nuevo concepto: Plataformas Virtuales Socio formativas. Revista Espacios. http://www.revistaespacios.com/cited2017/cited2017-27.pdf
Rodríguez Valerio, D. (2020) Información, cultura y sociedad: revista del Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas. https://www.redalyc.org/jatsRepo/2630/ 263062301012/html/index.html
Ruiz Bolívar, Carlos. (2016). Redes Sociales y Educación Universitaria. Paradígma 37(1), 232-256. Recuperado en 25 de noviembre de 2021.
http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512016000100012&lng=es&tlng=es
Instituto Educativo Superior. (2018). El uso de las TIC en la formación de estudiantes en Instituciones de Educación Superior (IES) / Primera edición.
Villahermosa, Centro, Tabasco: Universidad Juárez Autónoma de Tabasco. https://repositorios.fca.unam.mx/anfeca_docs/publicaciones/libros/anfeca_tic_min.pdf
Suárez Ramírez, J., C. (2018) WhatsApp: usos, dimensión emocional, beneficios y perjuicios en la vida de estudiantes universitarios. En: Jornadas Iberoamericanas de Innovación Educativa en el ámbito de las TIC y las TAC. https://accedacris.ulpgc.es/bitstream/10553/52679/2/15.WhatsApp_usos_ dimension.pdf
Schwartzman, G.; Tarasow, F. y Trech, M. (2014). En Aprendizaje abierto y aprendizaje flexible: más allá de formatos y espacios tradicionales. ANEPCeibal, Montevideo. http://www.pent.org.ar/institucional/publicaciones/ dispositivos-tecnopedagogicos-linea-medios-interactivos-para-aprende
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.