Audiovisuais e suas contribuições ao ensino: uma reflexão em tempos de pandemia
Keywords:
Ensino de física, Física, Audiovisuais, Ensino remoto, VideoaulasAbstract
Na atualidade sofremos as consequências de uma pandemia e a necessidade do emprego de videoaulas e de outros materiais audiovisuais se tornou fundamental para o professor. Apresentamos uma pesquisa que investigou a natureza da aprendizagem de dois
vídeos educativos de séries televisivas, diferentes em relação aos elementos audiovisuais e abordagem das situações problematizadas,
na qual pudemos observar que há significativo avanço no conhecimento científico sobre as alavancas após assistir a um dos vídeos
didáticos e que há uma complementariedade nesses vídeos, fazendo com que os resultados alcançados no aprendizado sejam significativamente melhores quando se utilizam os dois vídeos, independente de qual a sequência escolhida. Os resultados apresentados
podem fornecer elementos importantes aos professores que queiram utilizar adequadamente a linguagem audiovisual em suas videoaulas ou na seleção dos materiais audiovisuais que vão disponibilizar aos alunos durante as aulas virtuais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Marcelo de Carvalho Bonetti, Yassuko Hosoume
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:Los autores/as conservarán sus derechos de copiar y redistribuir el material, bajo los términos estipulados en la Licencia de reconocimiento, no comercial, sin obras derivadas de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra bajo las siguientes condiciones:
- Reconocimiento — Debe reconocer adecuadamente la autoría, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo de cualquier manera razonable, pero no de una manera que sugiera que tiene el apoyo del licenciador o lo recibe por el uso que hace.
- NoComercial — No puede utilizar el material para una finalidad comercial.
- SinObraDerivada — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no puede difundir el material modificado.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).