Decomposição de forças no plano inclinado: interpretando dificuldades como obstáculos
Palavras-chave:
Plano inclinado, Obstáculos epistemológicos, Ensino de FísicaResumo
Este trabalho apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem de estudantes com relação a decomposição de forças no plano inclinado, baseando-se em pesquisas que investigaram a aprendizagem dos estudantes sobre tal assunto. O objetivo reside em evidenciar essas dificuldades e compreendê-las à luz da ideia de obstáculo de Gaston Bachelard. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que as principais dificuldades estão relacionadas com a compreensão da representação de forças em superfícies horizontais e inclinadas e o apego exagerado às equações geralmente utilizadas na resolução de problemas, dificuldades que podem ser interpretadas como obstáculos substancialistas e de generalização. Destaca-se que os resultados contribuem para revelar dimensões que dificultam ou impedem a aprendizagem dos conhecimentos da física durante o seu ensino, sendo necessário um olhar atento dos docentes na discussão das forças no plano inclinado de modo a não reforçar esses possíveis obstáculos, buscando a superação dos mesmos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fábio Ramos da Silva, Silvio José de Freitas Santos, Roberto Gonçalves Barbosa Gonçalves Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:Los autores/as conservarán sus derechos de copiar y redistribuir el material, bajo los términos estipulados en la Licencia de reconocimiento, no comercial, sin obras derivadas de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra bajo las siguientes condiciones:
- Reconocimiento — Debe reconocer adecuadamente la autoría, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo de cualquier manera razonable, pero no de una manera que sugiera que tiene el apoyo del licenciador o lo recibe por el uso que hace.
- NoComercial — No puede utilizar el material para una finalidad comercial.
- SinObraDerivada — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no puede difundir el material modificado.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).