PERFIL DO CONSUMO DE ALIMENTOS DURANTE UMA JORNADA ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE EDUCACIONAL VULNERÁVEL DA CIDADE DE CÓRDOBA, ARGENTINA.

Autores

  • María Silvia Giordano Facultad de Odontología Universidad Nacional de Córdoba
  • María Silvia Giordano Facultad Odontología Universidad nacional de Córdoba
  • María Marcela Barnetche
  • Pedro Sebastián Alvarez Facultad Odontología Universidad Nacional de Córdoba
  • Lila Susana Cornejo Facultad Odontología Universidad nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.31052/1853.1180.v21.n1.14631

Palavras-chave:

preferências alimentares, hábitos alimentares, consumo de alimentos.

Resumo

A alimentação é uma das dimensões fortemente envolvida nos processos de cuidados de saúde-doença. A fim de conhecer o perfil de consumo de alimentos durante uma jornada escolar em uma comunidade educativa vulnerável, desenvolveu-se, um estudo transversal, quanti-qualitativo. Para a coleta de dados foi realizada, durante uma semana escolar em dois turnos: registos escritos de observação participante dos intervalos de recreio, do refeitório e do cardápio do refeitório, e registro fotográfico dos produtos oferecidos nos quiosques (internos e externos à escola) e resíduos contido em lixeiros. Os resultados salientam um predomínio destacável de alimentos do grupo dos doces e açúcares na oferta e de preferências de consumo das crianças durante a jornada escolar. Existem alimentos que são repetidos no consumo por parte dos professores, o que de alguma forma poderia considerar-se como um reforço sistemático dos hábitos de consumo das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María Silvia Giordano, Facultad de Odontología Universidad Nacional de Córdoba
    Docente e investigadora de la Universidad Nacional de Córdoba. Actualmente docente de la Cátedra de Psicología Evolutiva de la Facultad de Odontología.
  • María Silvia Giordano, Facultad Odontología Universidad nacional de Córdoba
    Licenciada en Psicología. Prof. Asistente  de  Psicología Evolutiva Facultad de Odontología. UNC
  • María Marcela Barnetche

    Odontóloga, Doctorando.  Mgter. En Salud Pública. Facultad de Odontología. UNC. 

  • Pedro Sebastián Alvarez, Facultad Odontología Universidad Nacional de Córdoba
    Licenciado en Psicología. Prof. Asistente  de  Psicología Evolutiva Facultad de Odontología. UNC.
  • Lila Susana Cornejo, Facultad Odontología Universidad nacional de Córdoba
    Dra. en Ciencias Biológicas. Prof. Tít. Biología Celular. Facultad de Odontología. UNC.

Referências

1. Cornejo LS. Promoción contextualizada de la salud en comunidades vulnerables. Programa de Asociación de Proyectos Conjuntos de Investigación del MERCOSUR. PPCP SPU- Ministerio de Educación N°029/2011 Períodos 2011-2013 y 2014-2015.

2. Velandia Castro N, Cardenas L, Agudelo Cely N. ¿Qué ofrecen las tiendas escolares y que consumen los estudiantes durante el descanso? Estudio en la ciudad de Tonja 2009. Revista Hacia la Promoción de la Salud. 2011; 16 (1): 87-98.

3. Theodore F, Bonvecchio Arenas A, Blanco García L, Carreto Rivera Y. Representaciones sociales relacionadas con la alimentación escolar: el caso de las escuelas públicas de la Ciudad de Mexico. Rev Salud Col. 2011; 7(2): 215-229.

4. Moncunill I A, Bella M, Cornejo L S. Consumo de alimentos durante el recreo escolar.Diseño y validación de un instrumento de relevamiento. Odontoestomatología . 2016;18(27): 30-38

5. Ministerio de Salud de la Nación [Internet]. Buenos Aires: [citado el 20 de Mar 2016]: 2016. Disponible en: www.msal.gob.ar

6. Piaggio L, Concilio C, Rolon M, Macedra G, Dupraz C. Alimentación infantil en el ámbito escolar: entre patios, aulas y comedores. Salud Colec [Internet]. 2011 [citado el 20 de Mar 2016]; 7 (2): 199-213. Disponible en: www.rsc.com .

7. Bustos N, Kain J, Leyton B. Colaciones habitualmente consumidas por niños de escuelas municipalizadas: motivaciones para su elección. Chil Nutr [Internet]. 2010 [citado el 20 Mar 2016]; 37 (2): 178-184. Disponible en: www.rcnb.com

8. Busdiecker B. Sara, Castillo D. Carlos, Salas A. Isabel. Cambios en los hábitos de alimentación durante la infancia: una visión antropológica. Rev. chil. pediatr. [Internet]. 2000 Ene [citado 2016 Nov 13]; 71(1): 5-11. Disponible en: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370 41062000000100003&lng=es.http://dx.doi.org/10.4067/S0370-41062000000100003.

9. Drewnowski A1, Mennella JA, Johnson SL, Bellisle F. Sweetness and food preference. J Nutr. 2012; 142:1142 - 1148.

10. González LM. Vulnerabilidad Educativa en el Gran Córdoba, Vulnerabilidad Social. Astrolabio. 2007; 4: 29-37.

11. Forni FH, Gallart MA, Vasilachis de Gialdino I: Métodos cualitativos II. La práctica de la investigación. Bs. As: Centro Editor de América Latina; 1992.

12. Valles M. Técnicas cualitativas de investigación social. Reflexión metodológica y práctica profesional. España: Síntesis; 1999.

15Revista de Salud Pública, (XXI) 1:6-15 Abril 2017PERFIL DE CONSUMO DE ALIMENTOS... Giordano, María S., Barnetche, María M., Álvarez, Pedro S., Cornejo, Lila S.

13. Ministerio de Salud de la Nación. Guías Alimentarias para la Población Argentina. Buenos Aires; 2016.

14. Anigtein MS. Alimentación de estudiantes de pregrado chilenos en el contexto de la modernidad alimentaria. Chil Nutr. 2013; 40 (3): 243-249.

15. Bowlby J, Ainswoorth M. Attachment Theory. Developmental Psychology. 1990; 28, 759-775.

16. Early Child Care Research Network. ¿Son efectivas las charlas para prevenir el aumento de peso en escolares? Revista Internacional de Medicina y la Actividad Física [Internet]. 2006 [citado 14 Feb 2016]. Disponible en: www.rediris.com.

17. Dho MS. Consumo de alimentos cariogénicos en adultos de la ciudad de Corrientes, Argentina. Hacia Promoc. Salud. 2015; 20 (2): 90-101.

18. Bronmfrenbrener, U. Ecology of the family as a context for human development: Research perspective. Development Psychology. 1986; 22 (6): 723-742

Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
PERFIL DO CONSUMO DE ALIMENTOS DURANTE UMA JORNADA ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE EDUCACIONAL VULNERÁVEL DA CIDADE DE CÓRDOBA, ARGENTINA. Rev. Salud Pública (Córdoba) [Internet]. 16º de maio de 2017 [citado 22º de novembro de 2024];21(1):6-15. Disponível em: https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/RSD/article/view/14631