A PROFISSÃO ACADÊMICA NA ARGENTINA: O CASO DOS ASSISTENTES DE ENSINO NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS DESCOBERTAS DO ESTUDO INTERNACIONAL APIKS.

Autores

  • María Catalina Nosiglia Universidad de Buenos Aires
  • Brian Fuksman Universidad de Buenos Aires
  • Sebastián Januszevski Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31976

Palavras-chave:

profissão acadêmica; Educação superior; Argentina.

Resumo

Os académicos - como membros de uma comunidade profissional - são atores fundamentais da universidade, pois seus membros desenvolvem as funções de ensino, pesquisa, extensão e fazem parte do governo das universidades. No entanto, os antecedentes da pesquisa reconhecem que, tanto na Argentina quanto na América Latina, a profissão acadêmica se desenvolve em um cenário problemático devido a múltiplos fatores que afetam especialmente os professores assistentes. O presente estudo faz parte da pesquisa internacional APIKS (Academic Profession in the Knowledge-Based Society) que está sendo realizada em mais de 30 países em todos os continentes. O desenho metodológico envolveu a aplicação de uma pesquisa autoaplicável a uma amostra representativa de professores de universidades nacionais da Argentina. Com base nos resultados do estudo, a magnitude de certos problemas que afetam o desenvolvimento das funções acadêmicas nas universidades nacionais argentinas pode ser dimensionada quantitativamente, e a opinião dos acadêmicos sobre as condições de trabalho também pode ser conhecida. Espera-se que este artigo contribua para o desenho de políticas universitárias destinadas a fortalecer as condições gerais do trabalho acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Altbach, P. (2009). Peripheries and centers: Research universities in developing countries. Higher Education Management and Policy, 9 (2), 15-27.

Altbach, P. y Gil Antón, M. (2004). El ocaso del gurú: la profesión académica en el tercer mundo. México: UNAM.

Becher, T. (1989). Tribus y territorios académicos. La indagación intelectual y las culturas de las disciplinas. Barcelona: Gedisa.

Biglan, A. (1973). Relationships between subject matter characteristics and the structure and output of university departments. Journal of applied psychology, 57(3), 204-2013.

Bourdieu, P. (1984). Homo Academicus. California: Stanford University Press.

Chiroleu, A. (2002). La profesión académica en Argentina. Revista (Syn) Thesis, 7, 41-52.

Clark, B. (1991). El sistema de educación superior. Una visión comparativa de la organización académica. México: Nueva Imagen.

Claverie, J. (2012). Trayectorias académicas. Mecanismos de acceso, movilidad y promoción en la carrera de los docentes universitarios. Un estudio de caso en la UBA. Buenos Aires: Universidad de San Andrés.

Fernández Enguita, M. (2001). A la busca de un modelo profesional para la docencia: ¿liberal, burocrático o democrático? Revista Iberoamericana de Educación, 25, 43-64.

Fernández Lamarra y Pérez Centeno, C. (2011) La profesión académica universitaria en América Latina, en perspectiva comparada. Educação (UFSM), 36 (3), 351-363.

Fernández Lamarra, N., y Marquina, M. (2013). La Profesión Académica en América Latina: Tendencias actuales a partir de un estudio comparado. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 23, 99-117.

García de Fanelli, A. (2009). La docencia como profesión y su estructura ocupacional y de incentivos. Profesión académica en la Argentina: carreras e incentivos a los docentes en las universidades nacionales. Buenos Aires: CEDES.

Grediaga Kuri, R., Jiménez, J. y González, L. (2004). Políticas públicas y cambios en la profesión académica en México en la última década. México: Anujes.

Groisman, F., y García de Fanelli, A. M. (2009). Incentivos a la profesión académica: Los salarios de los docentes universitarios en la Argentina. Revista Latinoamericana de Estudios Del Trabajo (RELET), 14 (21), 143–167.

Marquina, M. (2013). ¿Hay una profesión académica en Argentina? Avances y reflexiones de un objeto en construcción. Pensamiento Universitario, 15(15), 35-58.

Marquina, M. (2016). Yo te evalúo, tú me evalúas: Estado, profesión académica y mercado en la acreditación de carreras en la Argentina. Buenos Aires: Eudeba.

Mulle, V; Rivadeneira, C y Rodriguez, C. (2017). Los Convenios Colectivos de Trabajo como dispositivos para la regulación de la carrera académica en las Universidades Nacionales. VIII Encuentro Nacional y Latinoamericano La Universidad como objeto de investigación “La Reforma Universitaria entre dos siglos”. UNL, Santa Fe.

Neave, G. y Van Vught, F. (1994). Prometeo encadenado. Estado y educación superior en Europa. Barcelona: Gedisa.

Nosiglia, M; Trippano, S. (2015): La carrera de los académicos: el caso de la UBA”. XV Coloquio Internacional de Gestión Universitaria “Desafíos de la gestión en la universidad del siglo XXI”, Buenos Aires.

Nosiglia, M. C., Tríppano, S. y Mulle, V. (2017). La aplicación del Convenio Colectivo de Trabajo para docentes universitarios. Algunas incidencias en la carrera académica. XVII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria. UNMdP, Mar del Plata.

Nosiglia, M.; Tríppano, S.; Rebello, G.; Zaba, S. (2017). Concursos y carrera docente: el caso de las unidades académicas de la Universidad de Buenos Aires. VIII Encuentro Nacional y Latinoamericano La Universidad como objeto de investigación “La Reforma Universitaria entre dos siglos”, Santa Fe, 3-5 de mayo.

Nosiglia, M.; Januszevski, S. y Fuksman, B. (2019). Estudio preliminar de la composición de la profesión académica en la Universidad de Buenos Aires, a partir de los resultados de la encuesta internacional “The academic profession in the knowledge-based society” (APIKS). II Encuentro Internacional de Educación: Educación Pública, democracia, derechos y justicia social. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil.

Pantin, C. (1968). Relations between sciences. UK: Cambridge University Press.

Pedró, F. (2004). Fauna académica: La profesión docente en las universidades europeas. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya.

Perkin, H. (1984). The academic profession in the UK. En B. Clark (Ed.), The Academic Profession: National, Disciplinary and institutional Settings. California: Universiity of California Press.

Perona, E., Molina, E., Cuttica, M., y Escudero, C. (2016). Equidad de género en la ciencia y la educación superior en Argentina: ¿Un signo de desarrollo? Oikonomos, 1 (2), 175–192.

Riska, E. (2008): The feminization thesis: Discourses on gender and medicine. Nordic Journal of Feminist and Gender Research, 16 (1), pp.3–18.

Teichler, U, Arimoto, A. y Cummings, W. (2013). The Changing Academic Profession: Major Findings of a Comparative Survey. Switzerland: Springer Netherlands.

Toribio, D. (1999). La evaluación de la estructura académica. Buenos Aires, CONEAU.

Walker, V. (2017). La evaluación como mecanismo de regulación del trabajo académico. Estudio de casos en universidades de Argentina y España. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, (25), 1-21.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

A PROFISSÃO ACADÊMICA NA ARGENTINA: O CASO DOS ASSISTENTES DE ENSINO NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS DESCOBERTAS DO ESTUDO INTERNACIONAL APIKS. (2021). Integración Y Conocimiento, 10(1), 206-232. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31976

Artigos Semelhantes

51-60 de 432

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.