Ensine na universidade. Pandemia... e depois

Autores

  • Mariana Maggio Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34097

Resumo

O trabalho é enquadrado na perspectiva chamada didática ao vivo que procura alterar as abordagens clássicas nas práticas de ensino a partir de um processo de reinvenção que começa com o reconhecimento das tendências culturais. Esta estrutura é posta em jogo na análise do processo de aceleração da digitalização que ocorreu nas universidades após o fechamento dos edifícios físicos e a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19. São identificadas as fases que ocorreram em 2020 e a consolidação de algumas características pedagógico-didáticas em 2021. No entendimento de que a alteração de certas condições instituídas como efeito da pandemia não estão levando a processos de redesenho focalizados em modos contemporâneos de construção do conhecimento, algumas dimensões são introduzidas para imaginar práticas de ensino contemporâneas, relevantes e inclusivas como parte da Universidade que emergem da crise como um motor de criação e transformação social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Baricco, A. (2019). The Game. Buenos Aires, Argentina: Anagrama.

Berardi, F. (2020). El umbral. Crónicas y meditaciones. Buenos Aires, Argentina: Tinta Limón Ediciones.

Brynjolfsson, E. y McAfee, A. (2016). La segunda era de las máquinas: trabajo, progreso y prosperidad en una época de brillantes tecnologías. Buenos Aires: Temas.

Carrión, (2020). La estética de la pandemia. The New York Times. Recuperado de https://nyti.ms/3epAuhO

Carrión, J. (2020b). Lo viral. Barcelona, España: Galaxia Gutenberg.

De Alba, A. (2020). Currículo y operación pedagógica en tiempos de COVID-19. Futuro incierto. En H. Casanova Cardiel (Coord.), Educación y pandemia: una visión académica (pp. 289-294). Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación.

IESALC, UNESCO (2020). COVID-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. Caracas, Venezuela: IESALC.

Lévy, P. (2004). Inteligencia colectiva: por una antropología del ciberespacio. Washington D.C., Estados Unidos: Organización Panamericana de la Salud.

Lion, C. y Maggio, M. (2019). Desafíos para la enseñanza universitaria en los escenarios digitales contemporáneos. Cuadernos de Investigación Educativa. 10 (1), 13-25.

Litwin, E. (1994). Temas en debate en torno a la educación a distancia en las universidades públicas argentinas. En E. Litwin, M. Maggio y H. Roig. Educación a distancia en los 90. Desarrollos, problemas y perspectivas (pp. 163-168). Buenos Aires, Argentina: Universidad de Buenos Aires.

Maggio, M. (2012). Enriquecer la enseñanza. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Maggio, M. (2013). Sobre cómo la educación a distancia puede ayudarnos a re-concebir la educación superior. Educ.ar. Recuperado de https://cdn.educ.ar/repositorio/Download/file?file_id=60bf290d-b46c-4edf-aadd-cd555f59f7e0

Maggio, M. (2018). Reinventar la clase en la universidad. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Maggio, M. (2020). Las prácticas de la enseñanza universitarias en la pandemia: de la conmoción a la mutación. Campus Virtuales, 9 (2), 113-122.

Maggio, M. (2021). Educación en pandemia. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Perkins, D. (1995). La escuela inteligente. Madrid, España: Gedisa.

Rose, F. (2011). The Art of Immersion: How the Digital Generation Is Remaking Hollywood, Madison Avenue, and the Way We Tell Stories. Nueva York, Estados Unidos: W. W. Norton & Company.

Serres, M. (2013). Pulgarcita. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Publicado

2021-07-25

Edição

Seção

Dossier especial: La Educación Superior en tiempos de Pandemia

Como Citar

Ensine na universidade. Pandemia... e depois. (2021). Integración Y Conocimiento, 10(2), 203-217. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34097