Estimulos para internacionalização e critérios de qualidade nas universidades de Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34112Palavras-chave:
internacionalização universitária / qualidade / regionalização / Paraguai.Resumo
Nas últimas décadas a internacionalização universitária se acelerou e espalhou na Região da América Latina. Este processo de natureza multidimensional, complexa, não neutra e transversal às funções substantivas da universidade é estimulado por políticas de promoção e avaliação pensadas e desenvolvidas em quadros estruturais mais amplos, que constituem um conjunto de hábitos, pressões e expectativas que afetam as dinâmicas de produção e disseminação do conhecimento. O objetivo do artigo é compreender o processo de internacionalização das universidades públicas do Paraguai, a partir de uma perspectiva situada, identificando tanto as particularidades e os estímulos gerados pelas políticas de avaliação, qualidade e / ou credenciamento, quanto a incidência de políticas de integração regional baseadas na construção de estruturas institucionais. Os níveis de análise utilizados são nacionais e regionais, apontando uma das suas dimensões: a relação entre a internacionalização do ensino superior e os critérios de qualidade que se institucionalizaram no século XXI. A hipótese que sustenta o trabalho é a de que a institucionalidade criada em escala regional tem constribuido a construir estruturas que disputam o sentido da lógica que emerge do modelo hegemônico de internacionalização.
Downloads
Referências
Altbach, P. (2001). La crisis en la educación superior multinacional. Calidad en la Educación, (14), 1-4. Recuperado de doi: https://doi.org/10.31619/caledu.n14.474
Botto, M. (2016). La política de educación superior en el MERCOSUR: ¿un modelo contra-hegemónico? Integración y Conocimiento, 5 (1), 26-45. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/14696
Brítez Carli, R. (2014). Reforma institucional y diversificación de los sistemas de educación superior en Paraguay: el caso de Paraguay. Integración y Conocimiento, (3), 49-58 Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento /article/view/9245
Gamarra, L; Duarte, E. y Villalba, E. (2019). Paraguay. En M. F. Álvarez. (Comp.), Caracterización y democratización de la educación superior en Mercosur ampliado. Córdoba: Universidad Nacional de Villa María.
CONES. (2017). Libro Blanco para la Educación Superior/Ñanearanduka tuichavéva. Recuperado de http://www.cones.gov.py/libro-blanco-para-la-educacion-superior/
Cox, R. (2014). Fuerzas sociales, estados y órdenes mundiales: Más allá de la Teoría de Relaciones Internacionales. Relaciones Internacionales, (24), 99-116. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/relacionesinternacionales/article/view/5195
Dávalos, L. S. (2017). El estado de la ciencia en Paraguay (Tesis de maestría). Universidad Politécnica de Valencia, Valencia. Recuperado de https://riunet.upv.es/bitstream/handle/10251/
89789/D%C3%81VALOS%20%20El%20estado%20de%20la%20ciencia%20en%20Paraguay.pdf?sequence=1
Fernández Lamarra, N. (2007). Educación Superior y Calidad en América Latina y Argentina. Los procesos de evaluación y acreditación. Buenos Aires: IESALC/UNESCO-EDUNTREF.
García Guadilla, C. (2010). Heterogeneidad y concentración en las dinámicas geopolíticas del conocimiento académico. Reflexiones y preguntas para el caso de América Latina. En M. Mollis, C. Nuñez Jover y C. Garcia-Guadilla. (Coord.), Políticas de postgrado y conocimiento público en América Latina y el Caribe. Buenos Aires, Argentina: CLACSO e Instituto Gino Germani.
García, L. B. y Di Marco, M. C. (2015). El nivel de Postgrado en Argentina y Paraguay: hacia una matriz de comparación. Trabajo presentado en V Congreso nacional e internacional de estudios comparados en educación, Buenos Aires, Argentina. Recuperado de http://www.saece.com.ar/docs/congreso5/trab023.pdf
Gómez Morales, G. (2020). Desarrollo del concepto y práctica de la calidad en la educación superior en el Paraguay. Integración y Conocimiento, 9(1), 50–70. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/27595
Lima M. y Machado C. (2009). El sistema mundial de educación superior: entre la internacionalización activa y pasiva. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 14 (3), 583–610.
Manual de Santiago. (2007). Manual de indicadores de internacionalización de la ciencia y la tecnología. Buenos Aires, Argentina: RICYT-CYTED.
MEC, CIIE (2013). Las Universidades: Una aproximación al contexto, estructura y resultados. Recuperado de file:///C:/Users/2017/Downloads/universidades.pdf
MERCOSUR (2015). Manual de procedimientos del sistema ARCU-SUR. Recuperado de http://edu.mercosur.int/arcusur/images/MANUAL_DEL_SISTEMA.pdf
Oregioni, M. (2017). Internacionalización universitaria desde una perspectiva situada: tensiones y desafíos para la región latinoamericana. Revista Internacional de Educación Superior, 3(1), 114-133. Recuperado de https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7667
Oregioni, M. (2018). Las redes como instrumento para orientar la internacionalización universitaria hacia América Latina, de cara a la CRES 2018. En D. Del Valle. (Comp.), Ponencias del Coloquio Regional Balance de la Declaración de Cartagena y Aportes para la CRES 2018. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: IEC- CONADU-CLACSO.
Pedregal Cortés, R. (2018). El Ascendente Camino de la Internacionalización de la Educación Superior en China. Revista Análisis 89, 7(20), 85-115.
PND (2014). Plan Nacional de Desarrollo. Paraguay 2030. Recuperado de https://www.stp.gov.py/pnd/wp-content/uploads/2014/12/pnd2030.pdf
Rama, C. (2005). La política de educación superior en América Latina y el Caribe. Revista de la Educación Superior, (2)134, 47-62. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/604/60411920005.pdf
Real, G.; Marran, A. y Souza M. (2019). Las influencias del sistema de acreditación de cursos universitarios del mercosur en el marco normativo brasileño. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 14(3), 1655-1668. Recuperado de https://search.proquest.com/openview/
da92486b513c8ebc28df0777a6c6dede/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4775926
Rivarola, D. (2008). La universidad paraguaya, hoy. Revista da Avaliação da Educação Superior, 13(2), 533-578. Recuperado de: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-407720080002000 14
Rivarola, D. (2000). La Reforma educativa en el Paraguay. Santiago de Chile: Publicación de las Naciones Unidas. Recuperado de https://repositorio.cepal.org/handle/11362/5972?locale-attribute=es
Robledo Yugueros, R. (2016). Informe Nacional: Paraguay. Recuperado de https://cinda.cl/wp-content/uploads/2019/01/educacion-superior-en-iberoamerica-informe-2016-informe-nacional-paraguay.pdf
Rodríguez, J. C. y Vázquez, V. (2013). Las Universidades: Una aproximación al contexto, estructura y resultados. Paraguay: Centro de Investigación e Innovación Educativa (CIIE). Recuperado de file:///C:/Users/2017/Downloads/universidades.pdf
Sebastián, J. (2017). Algunos dilemas en torno a la internacionalización de la educación superior. Educación superior y sociedad, 21(21), 119-145. Recuperado de https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/30
Soares Dos Santos, M. y Cambours De Donini, A. (2010). Políticas de integração e internacionalização da educação superior no MERCOSUR educativo. Trabajo presentado en X Coloquio Internacional obre Gestion Universitaria en América del Sur, Mar del Plata, Argentina. Recuperado de https://core.ac.uk/download/pdf/30378027.pdf
UNESCO. (2002). Informe nacional sobre educación superior en Paraguay: informe final. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000131667
Universia-CINDA (2016). Informe Nacional: Paraguay. Educación Superior en Iberoamérica. Recuperado de https://cinda.cl/wp-content/uploads/2019/01/educacion-superior-en-iberoamerica-informe-2016-informe-nacional-paraguay.pdf
Villalba Benítez, E. (2017). Desafíos de la gestión universitaria: Reflexiones en torno a las prácticas y tendencias en Paraguay. RAES, (15), 36-56. Recuperado de http://www.revistaraes.net/revistas/raes15_art2.pdf
Villanueva, E. (2005). La acreditación en América Latina. El caso de Argentina. En J. Gines Mora y N. Fernández Lamarra. (Coord.), Educación Superior. Convergencia entre América Latina y Europa, pp. 280-283. Buenos Aires, Argentina: Eduntref.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicaram com esta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores devem manter seus direitos autorais e garantir à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Creative Commons de Reconhecimento que permite que terceiros compartilhem o trabalho, desde que seu autor seja indicado e sua primeira publicação seja esta revista.
b. Os autores podem adotar outros acordos de licenciamento não exclusivos para a distribuição da versão publicada da obra (por exemplo, depositando-a em arquivo telemático institucional ou publicando-a em volume monográfico), desde que seja indicada a publicação inicial nesta revista.
c. Os autores são autorizados e incentivados a divulgar os seus trabalhos através da Internet (por exemplo, em arquivos telemáticos institucionais ou no seu sítio Web) após a publicação do artigo, o que pode levar a intercâmbios interessantes e a citações acrescidas dos trabalhos publicados. (Ver O Efeito do Acesso Aberto).