CTI políticas subnacionais: o caso da Córdoba 2016-2019

Autores

  • Walter Robledo Universidad Nacional de Chilecito
  • Esther Galina CIEM, Universidad Nacional de Córdoba y CONICET
  • Alberto Daghero Universidad Nacional de Córdoba
  • Marina Llao CIECS, Universidad Nacional de Córdoba – CONICET

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v11.n1.36517

Palavras-chave:

políticas de CTI, governo subnacional, sistema regional de inovação

Resumo

Este artigo aborda, do conceitual ao aplicado, as oportunidades e desafios apresentados pela inclusão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) nas políticas dos governos subnacionais. Analisa-se o caso das políticas implementadas durante o período 2016-2019 no Ministério de Ciência e Tecnologia da província de Córdoba (MinCyT), Argentina. Descreve-se um breve panorama da trajetória desta organização para, em seguida, apresentar um diagnóstico da situação anterior ao período em análise e grande parte do Plano de Gestão Estratégica (PEG) com seus principais escopos. Nesta jornada, emergem alguns dos conceitos que contribuíram para a elaboração e execução da gestão de CTI, bem como as principais deficiências e barreiras que a implementação do PEG encontrou, e são traçadas algumas hipóteses sobre o seu impacto. Embora esta análise de caso se concentre em uma experiência em uma província argentina, lições e estratégias emergem de sua revisão que podem ser consideradas como contribuições para promover a adoção e gestão de políticas públicas de CTI em nível subnacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Walter Robledo, Universidad Nacional de Chilecito

    Walter Robledo, es Ingeniero Agrónomo, Master Science en Biometría. PhD (Doctor) en Econometría, Ministro de Ciencia y Tecnología de la Provincia de Córdoba (2015-2019). Profesor del Dpto de Economía y Finanzas de la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Nacional de Córdoba, Profesor de Estadística, Departamento de Básicas y Tecnológicas, Universidad Nacional de Chilecito. Investigador Categoría I del Programa de Incentivos del Ministerio de Educación de la Nación, Secretario de Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Chilecito, Coordinador del Eje Ciencia y Tecnología del Programa Argentina Futura de Jefatura de Gobierno de Presidencia de la Nación.

  • Esther Galina, CIEM, Universidad Nacional de Córdoba y CONICET

    Esther Galina, es Dra. en Matemática, Secretaria de Gestión en Ciencia y Tecnología de la Provincia de Córdoba (2016-2019), Decana de la Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación (FAMAF) de la Universidad Nacional de Córdoba (2013-2014), Profesora Titular de FAMAF, Investigadora de CONICET, Investigadora Categoría II del Programa de Incentivos del Ministerio de Educación de la Nación

  • Alberto Daghero, Universidad Nacional de Córdoba

    Alberto Francisco Daghero, es Ingeniero Agrónomo. Profesor Adjunto de la Facultad de Ciencias Agropecuarias, Universidad Nacional de Córdoba. Estudio de grado en Georg August Universitaet Goettingen, Alemania. Estudios de posgrado en Extensión Agrícola y Administración en Witzenhausen, Universitaet Kassel, Alemania. Especialista en Planificación Estratégica Participativa. Secretario de Políticas y Estrategias en Ciencias, Tecnología y Sociedad del Ministerio de Ciencia y Tecnología de la Provincia de Córdoba (2016-2019).

  • Marina Llao, CIECS, Universidad Nacional de Córdoba – CONICET

    Marina Llao, es Becaria de CONICET en Ciencias Políticas en CIECS, Licenciada en Psicología, estudios de postgrado en psicoanálisis y metodología de la investigación, analista cualitativa en opinión pública y estudios sociales, Directora de Promoción Científica del Ministerio de Ciencia y Tecnología de la Provincia de Córdoba (2018-2020). 

Referências

Álvarez I., Barletta F., Suarez D., Yoguel G. (2016). Marco analítico para la tipificación de diálogos para las políticas de CTI. Red CYTED COM-LALICS. Documento de Trabajo. México: LALICS.

Arocena, R. y Sutz, J. (2003). Subdesarrollo e innovación. Navegando contra el viento. Madrid: Cambridge University Press.

Arocena, R. (2007). El Desarrollo Humano Sostenible: ¿un concepto para las transformaciones? Equidad y Desarrollo, 7, 111-119.

Cantner, U. & Pyka, A. (2001). Classifying Technology Policy from an Evolutionary Perspective. Research Policy, 30, pp. 759-775. DOI: 10.1016/S0048-7333(00)00104-9.

Oranización de las Naciones Unidas. (1986), Declaración Sobre el Derecho al Desarrollo, Resolución 41/128 de la Asamblea General. Recuperado de https://www.ohchr.org/sp/professionalinterest/pages/righttodevelopment.aspx

Diamand, M. (1984). El péndulo argentino: ¿Hasta cuándo? Buenos Aires: Centro de Estudios de la Realidad Económica y Social (CERES).

Erbez, A. y Suárez, D. (Comp.). (2016). Repensando el desarrollo. Una discusión desde los sistemas de innovación. Los Polvorines: Ediciones de la Universidad Nacional de General Sarmiento.

Freeman, C. (1995). The ‘National System of Innovation’ in historical perspective. Cambridge Journal of Economics, 19, 5-24.

Gallardo, O. (2015). Trayectorias de formación de investigadores del CONICET. Revista Sociedad, 34, 121-139.

Jeppesen, C., Goldberg, M., Szpeiner, A. y Rodríguez Gauna, M. C. (2015). Estrategias, instrumentos y resultados de la política pública de RRHH en los últimos diez años. Revista Sociedad, 34, 68-84.

Lavarello, P.; Minervinni, M.; Robert, V. y Vásquez, D. (2020). Las políticas orientadas a misiones: el debate de los países centrales y su aplicación en el contexto de países en desarrollo. En D. Suárez., A. Erbes y F. Barletta. (Eds.), Teoría de la innovación: evolución, tendencias y desafíos Herramientas conceptuales para la enseñanza y el aprendizaje, (pp. 511-544). Los Polvorines: Universidad Nacional General Sarmiento.

Lugones, G., Hurtado, D., Gutti, P., Mallo, E., Bázque, H. y Alonso, M. (2010). El rol de las universidades en el desarrollo científico y tecnológico en la década 1998-2007: Informe Nacional Argentina. Santiago de Chile: Centro Interuniversitario de Desarrollo (CINDA) - Universia.

Ministerio de Ciencia y Tecnología del gobierno de la provincia de Córdoba. (2019). Informe de Gestión 2016-2019. Recuperado de https://MinCyT.cba.gov.ar/wpcontent/uploads/2019/12/baja.pdf

Moldovan, P., Gordon, A. y Di Marzo, E. (2011). Estructura científica y perfil tecno productivo de la Argentina. En F. Porta y G. Lugones. (Eds.), Investigación científica e innovación tecnológica en la Argentina: Impacto de los fondos de la Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica. Bernal: Editorial UNQ.

Neffa J. C. (2000). Las innovaciones científicas y tecnológicas, una introducción a su economía política. LUMEN/HVMANITAS, Buenos Aires.

Niembro, A. (2020). ¿Federalización de la ciencia y tecnología en Argentina? La carrera del investigador de CONICET (2010-2019). Ciencia, Docencia y Tecnología, 31(60), 1-33.

Peirano, F. (2011). El FONTAR y la promoción de la innovación en empresas entre 2006 y 2010. En F. Porta y G. Lugones. (Eds.), Investigación científica e innovación tecnológica en la Argentina: impacto de los fondos de la Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica, (pp. 81-132). Bernal: Editorial UNQ.

Ramírez Gallegos, R. (2018). Ignorancia dependiente o autonomía cognitiva emancipadora: América Latina y el Caribe en una encrucijada histórica. P. H. Guajardo y H. Juri. (Eds.), La investigación científica y tecnológica y la innovación como motores del desarrollo humano social y económico para América Latina y el Caribe (pp. 15-28). Recuperado de http://www.cres2018.unc.edu.ar/biblioteca/coleccion-cres-2018

Sánchez Daza, G. (2009). Ciencia-tecnología-desarrollo: una relación cuestionada y en disputa. La ciencia y tecnología en el desarrollo: una visión desde América Latina. Zacatecas: Universidad Autónoma de Zacatecas.

Sabato, J. y Botana, N. (1968). La ciencia y la tecnología en el desarrollo futuro de América Latina. Revista de la Integración INTAL, 1(3), 15-36.

Sarthou, N. (2019). Tendencias en la evaluación de la ciencia en Argentina: Género, federalización y temas estratégicos. Ciencia, Docencia y Tecnología, 30(59), 37-73.

Solanas, C. (2009). El nuevo INTI y el territorio. Trabajo presentado en V Congreso Argentino de Administración Pública. Asociación Argentina de Estudios de Administración Pública, San Juan. Recuperado de http://www.asociacionag.org.ar/pdfcap/5/SOLANAS,%20CRISTI

NA%20%20LA%20FEDERALIZACION%20DEL%20INTI.ppt

Suárez, D. y Fiorentin, F. (2018). Federalización y efecto Mateo en la política científica: El caso del PICT en la Argentina (2012-2015). Buenos Aires: Centro Interdisciplinario de Estudios en Ciencia, Tecnología e Innovación (CIECTI).

Vidales Carmona, A. (2009). Ciencia y tecnología para el desarrollo: el dilema de las políticas científico-tecnológicas en países periféricos. En A. Figueroa Delgado, G. Sánchez Daza y A. Vidales Carmona. (Eds.). La ciencia y tecnología en el desarrollo: una visión desde América Latina, pp.37-44. Zacatecas: Universidad Autónoma de Zacatecas.

Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Dossier: "Educación Superior, ciencia, tecnología e innovación"

Como Citar

CTI políticas subnacionais: o caso da Córdoba 2016-2019. (2022). Integración Y Conocimiento, 11(1), 16-33. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v11.n1.36517

Artigos Semelhantes

1-10 de 458

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.