Ensinar aprendizagem na Arquitetura: Método Bauhaus

Autores

  • María Eunise Téllez Vargas Universidad Privada del Valle

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v14.n1.48054

Palavras-chave:

Ensino. Bolívia. Bauhaus.

Resumo

Este estudo de caso analisa o impacto da implementação do método Bauhaus no desenvolvimento de competências de design em estudantes de arquitetura da Universidade Privada del Valle (UNIVALLE). A pesquisa centra-se em como a criatividade e a inovação, pilares fundamentais da Bauhaus, são incentivadas e aplicadas na prática profissional atual. Através de uma revisão histórica do ensino da arquitetura, fica evidente a evolução das abordagens empíricas para a integração de metodologias inovadoras como a Bauhaus. O estudo centra-se no Curso Prévio desta escola, que proporcionou uma base sólida para o desenvolvimento de competências criativas e técnicas. A metodologia da pesquisa incluiu pesquisas e observações para avaliar o impacto da implementação do método Bauhaus nos alunos da UNIVALLE. Os resultados indicam um aumento significativo em competências como resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. Ao incorporar os exercícios da Bauhaus ao programa analítico da UNIVALLE, observa-se um alinhamento significativo no desenvolvimento de competências e uma formação mais abrangente dos alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho atual. As conclusões iniciais sugerem que a integração do método sumário da Bauhaus no ensino de arquitetura na UNIVALLE teve sucesso no desenvolvimento de competências-chave de design. No entanto, são necessárias pesquisas mais aprofundadas para avaliar o impacto a longo prazo desta metodologia na prática profissional dos egressos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María Eunise Téllez Vargas, Universidad Privada del Valle

    Egresada de la Facultad de Arquitectura Urbanismo y Artes de la Universidad Mayor De San Andrés en 2001 y licenciada en Arquitectura en 2004. Obtuvo el Título en Provisión Nacional en 2006. Afiliada al Colegio de Arquitectos de Bolivia desde 2007. Posee un Diplomado en Educación Superior (2005) y en Investigación Científica (2021). Actualmente cursa una Maestría en Investigación Científica en la Universidad Pública del Alto (inició en 2023). Trabaja en ampliación y remodelación, diseño y construcción. Es docente en la Universidad Privada Aquino Udabol desde 2012 y en la Universidad Privada Del Valle desde 2018. Ha dado charlas y clases espejo en diversas instituciones. Además, ha dictado módulos de posgrado en diplomados en Diseño de Interiores en la Universidad Gabriel René Moreno en Santa Cruz y en la Universidad Amazónica de Pando. Sus intereses incluyen la exploración de nuevos métodos de enseñanza, la fotografía y la investigación.

Referências

Barbado, AA, Cristóbal Alonso, P., & Castro Noya, LF (2005). Tendencias de las trayectorias de los titulados en tránsito al mercado laboral. Revista Internacional de Psicología y Terapia Psicológica , 5 (3), 233-246. https://www.ijpsy.com/volumen5/num3/122/tendencias-de-las-trayectorias-de-los-titulados-ES.pdf.

Beneitone, P. (2012). Desafíos de la convergencia curricular en América Latina: la nueva fase del proyecto ALFA Tuning América Latina 2011–2014. Revista Argentina de Educación Superior , (4), 207-211. Epub 2012. https://www.untref.edu.ar/raes/documentos/raes_4_beneitone.pdf.

Bonti, A., & Lijtenstein, C. (2020). Reflexiones sobre la destrucción de la memoria: Operaciones hacia la recuperación de la arquitectura destruida voluntariamente entre los siglos XX y XXI. Anales de Investigación en Arquitectura, 10(2), 95–117.

Carnap, R. (1988). La construcción lógica del mundo. Instituto de Investigaciones Filosóficas, Universidad Nacional Autónoma de México. https://archive.org/details/carnap-r.-la-construccion-logica-delmundo-ocr-1988.

Granados-Manjarrés, M. (2021). ¿De dónde venimos ya dónde vamos? Una mirada a las didácticas proyectuales. Estoá. Revista de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Cuenca, 10 (19), 201-219. https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/estoa/article/view/4245.

Gropius, W. (1919). Manifiesto de la Staatliches Bauhaus . Ciu. Publicación electrónica 1919. https://www.goethe.de/prj/hum/es/dos/bau/21394277.html.

Gropius, W. (1965). La nueva arquitectura y la Bauhaus (Vol. 21). Massachusetts, EEUU: Prensa del MIT. Edición electrónica de 1965

Guevara Álvarez, Ó. E. (2013). Análisis del proceso de enseñanza-aprendizaje de la Disciplina Proyecto Arquitectónico, en la carrera de Arquitectura, en el contexto del aula. Universidad Autónoma de Barcelona.

Hastie Falkiner, Nueva Jersey (2014). El modelo educativo socio-comunitario productivo, ¿será la educación por la que luchamos? Temas sociales, (35), 115-144

Hofmann, W. (1992). Los fundamentos del arte moderno. Barcelona, ​​España: Edición 62.

Jiménez Martín, A. (1994). El arquitecto en Roma. Artista y artesanos en la Antigüedad Clásica. Mérida, España: Artes Gráficas Boysu, SL

Kandinsky, W. (1912). Der Gelbe Klang. En Der Blaue Reiter (pp. 348-353). Múnich: R. Piper & Co. Verlag.

Malo, G. (2020). Resonancias de Bauhaus en Latinoamérica y el caso de la Escuela de Diseño en Cuenca, Ecuador Entre similitudes y diferencias, ¿una Bauhaus latinoamericana? Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, 113, Article 113. https://doi.org/10.18682/cdc.vi113.4248

Masdéu Bernat, M. (2016). La enseñanza de la arquitectura en la sociedad actual: La integración de las nuevas formas de práctica profesional en el Taller de Arquitectura. Rita. Revista indexada de textos académicos, https ://dialnet.unir.es/descarga/articulo/5580.

Morales, N. (2022). La influencia de la BAUHAUS en el Autogobierno-UNAM, génesis disciplinar de la producción social del hábitat (pp. 117–137).

Moreira, S. E. M., y De la Peña Consuegra, G. (2022). Análisis de la Gestión Pedagógica y su incidencia en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Dominio de las Ciencias, 8(3), 569-587.

Otxotorena, J. M. (1989). El discurso clásico en arquitectura: arquitectura y razón práctica. Mérida: Artes Gráficas Boysu, SL.

Pallasmaa, J. (2012). Los ojos de la piel: arquitectura y sentidos. John Wiley & Sons.

Pokropek, Jorge. (2022). La Bauhaus en el origen de los principios pedagógicos para una proyectualidad poética. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos, (113), 44-67. https://dx.doi.org/10.18682/cdc.vi113.4245

Prinz, U. (2019, marzo 5). La herencia de la Bauhaus en América Latina. www.deutschland.de/es. https://www.deutschland.de/es/tras-las-huellas-de-la-bauhaus-en-america-latina.

RIBA. (2019). Futuros arquitectos . Real Instituto de Arquitectos Británicos.

Romero Sotelo, ME (2017). Fundamentos de la creación de la nueva carrera de Arquitectura, Urbanismo y Territorio e implementación pedagógica con mención en Arquitectura en una universidad privada de Lima. Universidad San Ignacio de Loyola.

Tapia Flores, MA (2018). Pertinencia de la formación pedagógica-disciplinaria de la planta docente en la UMSA. Educación Superior, 4 (1), 31-39.

Teymur, N. (2011). Aprender de la educación en arquitectura. Dearq, (9), 8-17. https://www.redalyc.org/pdf/3416/341630318003.pdf.

Villalobos Alonso, D., y Uría Iglesias, L. (2009). Imhotep: arquitecto, sabio y dios. Una lectura contemporánea sobre el origen de la arquitectura egipcia . Valladolid, España: COACYLE/VA, Asociación Cultural "Domus Pucelae", Universidad de Valladolid.

Yániz Álvarez de Eulate, C., y Villardón Gallego, L. (2006). Planificar desde competencias para promover el aprendizaje: el reto de la sociedad del conocimiento para el profesorado universitario. Bilbao, España: Universidad de Deusto.

Warmburg, J. M. (2004). Paul Linder: Arquitecto, crítico, educador. Del Bauhaus a la Escuela Nacional de Ingenieros del Perú. Ra. Revista de Arquitectura, 6, Article 6. https://doi.org/10.15581/014.6.25942

Wick, R. (1986). La pedagogía de la Bauhaus . Madrid, España: Alianza Editorial.

Wingler, HM (1976). La Bauhaus: Weimar, Dessau, Berlín, Chicago . Cambridge, MA, Estados Unidos: MIT Press.

Publicado

2025-01-29

Como Citar

Ensinar aprendizagem na Arquitetura: Método Bauhaus. (2025). Integración Y Conocimiento, 14(1). https://doi.org/10.61203/2347-0658.v14.n1.48054

Artigos Semelhantes

1-10 de 192

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.