Desafios e perspectivas para a Educação Superior em Paraguay em um cenário pós-pandêmico

Autores

  • Carmiña Soto Universidad Nacional de Asunción

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34111

Palavras-chave:

pandemia, oportunidade, Educação Superior

Resumo

A Pandemia COVID-19 que todo o mundo está enfrentando deixará consequências sem
precedentes em todos os setores da sociedade, que nos obrigarão a nos reinventar. Portanto, a questão
desencadeadora que suscitou este ensaio foi: a educação em geral e a educação superior em particular, ¿que
desafios e perspectivas devem enfrentar para se adaptarem à normalidade emergente? A metodologia
responde a um ensaio científico, na tentativa de aproximar o problema proposto, onde se utiliza a expressão
pessoal. Nesse contexto, cinco desafios são abordados: (1) repensar a Visão e a Missão dos programas de pósgraduação, (2) implementar inovações disruptivas, (3) avaliar o novo face a face, (4) ampliar a visão e conceber
a pós-graduação como um sistema e, (5) reavaliar e institucionalizar o talento humano. Sem dúvida, a
qualidade e a quantidade das políticas públicas elaboradas e implementadas farão a diferença entre uma
comunidade educacional resiliente ao pós-crise e outra que não o é, onde estará o papel dos professores, bem
como dos tomadores de decisão fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Agundez, M. (2009). Introducción a la sociología (IV): Herbert Spencer y la supervivencia del más apto. Revista Libertalia. Recuperado de https://www.revistalibertalia.com/single-post/2019/12/14/Herbert-Spencer-supervivencia-mas-apto

Azqueta, D. (1994). Valoración Económica de la Calidad Ambiental. Madrid, España: McGraw-Hill.

Banco Mundial. (2020). COVID-19: Impacto en la Educación y Respuestas de Política Pública. Recuperado de https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/33696/148198SP.

pdf?sequence=6&isAllowed=y

Calame, P. (2009). Hacia una revolución de la gobernanza. Santiago de Chile, Chile: LOM Ediciones.

Calderón García, R. y Jiménez Torres, J. A. (2016). Retos y perspectivas de los postgrados en Jalisco. En M. Vergara Fregoso y R. Calderón García (Coord.), Procesos de formación y asesoría en programas de posgrado en educación en Latinoamérica (pp. 63-78). México: Universidad de Guadalajara

Calle, G.Y. y Sánchez, J.A. (2017). Influencia de los entornos personales de aprendizaje en las habilidades metacognitivas asociadas a la escritura digital. Entramado, 13 (1), 1-24.

Castañeda, L. (2020). Académica española reflexionó sobre los retos para la universidad en la post pandemia. Ponencia presentada en ocasión de las celebraciones por los 81 años de la Universidad Nacional de Cuyo. Argentina: Universidad de Cuyo. Recuperado de http://www.uncuyo.edu.ar/prensa/academica-espanola-reflexiono-sobre-los-retos-para-la-universidad-en-la-post-pandemia

Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). (2010). Espacios iberoamericanos: vínculos entre universidades y empresas para el desarrollo tecnológico. Santiago de Chile, Chile: CEPAL

Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). (2020). América Latina y el Caribe ante la pandemia del COVID-19. Efectos económicos y sociales. Recuperado de https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45337/6/S2000264_es.pdf

Duarte de Krummel, M. (2018). Las universidades del Paraguay y su influencia en la transformación social. Revista Científica de la UCSA, 5 (3), 64-68.

Dávalos, L. A. (2017). El estado de la ciencia en Paraguay. España: Universidad Politécnica de Valencia.

Florida, R. (2010). La clase creativa. La transformación de la cultura del trabajo y el ocio en el siglo XXI. Barcelona, España: Paidós

Ganga-Contreras, F. y Nuñez-Mascayano, O. (2018). Gobernanza de las organizaciones: Acercamiento conceptual a las instituciones de Educación Superior. Revista Espacios, 39 (17), 1-9.

Herrera E.; Bonilla, H. y Molina, L.F. (2013). Ciudades creativas: ¿paradigma económico para el diseño y la planeación urbana? Revista Bitácora Urbano Territorial, 22 (1), 11-20.

Jaramillo Ríos, S; Mendoza VM. (2004). Guía para la Elaboración de Ensayos de Investigación. Razón y Palabra, 41(1). Recuperado de http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/

index.html

Martínez, J. (2020). No aprender sale muy caro. Newsletter Nowledge Works. Recuperado de http://knowledgeworks.cl/wp-content/uploads/2020/10/newsletter_174.htm

Núñez, R. (2019). ¿Porqué no prospera la innovación en América Latina? Esglobal. Recuperado de https://www.esglobal.org/por-que-no-prospera-la-innovacion-en-america-latina/emprendedores

Rama, C. (2007). Los postgrados en América Latina y el Caribe en la sociedad del conocimiento. México DF, México: Unión de Universidades de América Latina y El Caribe.

Ramió, C. (2020). Aparatos estatales innovadores. La insoportable levedad de la innovación pública: una diáspora. Boletín TOP, (21). Recuperado de http://www.top.org.ar/ECGP/

FullText/000020/20314.pdf?utm_source=sendinblue&utm_campaign=Boletn_TOP_N_21_Octubre_2020&utm_medium=email

Vidal, M., Carnota, O. y Rodríguez, A. (2019). Tecnologías e innovaciones disruptivas. Revista Cubana de Educación Médica Superior, 33(1), 1-13

Publicado

2021-07-25

Como Citar

Desafios e perspectivas para a Educação Superior em Paraguay em um cenário pós-pandêmico. (2021). Integración Y Conocimiento, 10(2), 255-263. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34111

Artigos Semelhantes

11-20 de 408

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.